27 janeiro 2010

PREFEITURA DE SÃO CRISTÓVÃO INICIA CICLO DE ESTUDOS SOBRE O CARNAVAL

Para entrar no clima da folia a Prefeitura de São Cristóvão por meio da Secretaria da Cultura e Turismo esta oferecendo aos moradores um ciclo de estudos sobre o carnaval, que antecipa uma das festas mais esperadas do ano. Iniciado com uma palestra proferida pela renomada professora e Secretária da Cultura, Aglaé Fontes, o ciclo conta a história da festa, desde o seu surgimento até a atualidade.

“A festa de carnaval acontece em todo o país, mas as pessoas brincam de formas diferentes. Alguns dançam axé, como na Bahia e outros tantos brincam o maracatu, a exemplo de Pernambuco. Cada local tem sua especificidade” explica a secretária.
Quem compareceu ao ciclo pôde aprender um pouco mais sobre o surgimento da f
esta e recordar cantigas, a exemplo das músicas de Nelson Gonçalves, Serpentina e de Chiquinha Gonzaga, a qual será homenageada na sexta edição dos carnavais dos carnavais.


Carnavais dos Carnavais

Iniciado em 2004, a sexta edição da festa, que já é considerada uma das mais importantes do estado trará grandes novidades. Esse ano o carnaval foi dividido em pólos totalizando três. O visitante que optar em pular carnaval ao som de bandinhas de frevo poderá escolher o cenário da festa, que pode ser o Pólo Tradição, localizado no centro histórico, Pólo Carnabica, localizado na bica dos pintos, um dos mais belos cartões postais do município ou ainda no Pólo Folia, que acontecerá no conjunto Eduardo Gomes. A festa acontece de 12 a 15 de fevereiro e você não pode ficar de fora.

Foto e Texto: Grazziele Santos

26 janeiro 2010

PREFEITURA DE SÃO CRISTÓVÃO PROMOVE I CONFERÊNCIA DA DEFESA CIVIL



Dezenas de pessoas da sociedade civil, servidores públicos e demais representantes de diferentes associações compareceram ao auditório do Convento São Francisco na manhã desta terça, 26, para participar da I Conferência Municipal de Defesa Civil promovida pela Prefeitura Municipal de São Cristóvão, através da Secretaria da Infraestrutura.
Aberta pelo Prefeito Alex Rocha a I Conferência, cujo tema é a “Prevenção e Assistência Humanitária: Fundamentos para a Organização da Defesa Civil Brasileira”, visa estreitar os laços entre o órgão e a comunidade. Mostrando aos moradores a importância da parceria contínua entre o órgão e a população.
De acordo com Luciano Silva, coordenador municipal da Defesa Civil, o órgão funciona como um fiscalizador de obras e áreas, onde através de relatórios os técnicos poderão identificar quais locais oferecem risco à comunidade.

“Nós não trabalhamos apenas em dias de chuva, quando ocorre deslizamento ou enchentes. Nosso trabalho se concentra na prevenção dessas catástrofes, mas para isso é necessária a colaboração dos moradores” explica o coordenador.


Dinâmica

Para facilitar a compreensão a conferência foi dividida em três eixos temáticos - Desafios para a efetivação da defesa civil no século 21: Estado, Sociedade, Clima, Desigualdade e Desenvolvimento; Políticas públicas de atenção integral ao cidadão: o paradigma da Assistência Humanitária; A mobilização e participação da sociedade na prevenção e no controle social sobre a efetivação da política pública de Defesa Civil, que foram trabalhados em grupos.

Quem compareceu também pode assistir duas ricas palestras, essas proferidas pelos capitães da Defesa Civil de Sergipe, Cap. Moraes e Queiroz e do Deputado Estadual, Wanderlê Correa. No final do evento houve a eleição dos delegados, os quais serão responsáveis por averiguar e auxiliar aos técnicos municipais quanto aos problemas de cada região.


Nacional

A 1ª Conferência de São Cristóvão é uma das etapas que fazem parte da I Conferência Nacional de Defesa Civil e Assistência Humanitária, que tem como meta reunir cerca de mil delegados. A conferência presidida pelo Ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima é precedida por etapas municipais e estaduais que começou em 19 de dezembro de 2009 e segue até seis de março de 2010.

Por meio de portaria ministerial, será constituída uma comissão organizadora que irá elaborar o regimento interno e organização da Conferência Nacional. No regimento, estará previsto a forma de escolha dos delegados e o funcionamento do encontro.

Entre os objetivos da 1ª Conferência Nacional de Defesa Civil e Assistência Humanitária estão: a realização e análise das ações do Sistema Nacional de Defesa Civil (Sindec), previstas no Decreto no 5.376, de 17 de fevereiro de 2005; a definição das diretrizes para a reorganização do Sindec e das ações de defesa civil, com ênfase nos princípios da prevenção e assistência humanitárias como políticas de Estado para a garantia do desenvolvimento social.

Durante a Conferência serão determinadas as diretrizes que possibilitam o fortalecimento da participação social no planejamento, gestão e operacionalização do Sindec.


Texto e Foto: Grazziele Santos

22 janeiro 2010

SECRETARIA DA CULTURA PROMOVE CURSO DE MÁSCARAS

Objetivando promover o conhecimento aprofundado sobre as manifestações e festas populares que acontecem em nossa região é que a Prefeitura de São Cristóvão, através da Secretaria de Cultura e Turismo realiza de 25 a 29 de janeiro o Ciclo de Estudos sobre o Carnaval. O curso faz parte da programação que antecipa uma das maiores festas do estado, o Carnaval dos Carnavais, que em sua sexta edição traz o tema “Ô Abre Alas, São Cristóvão vai Passar!”.

Ministrado pelo artista José Augusto Barreto, grupo Mamulengo Cheiroso, o ciclo fará um estudo aprofundado sobre o surgimento do carnaval, bailes de mascaras, blocos de rua até chegar ao início e a importância da tradição no município. Além da parte teórica os participantes aprenderão a confeccionar as mascaras em vários estilos.

Devido a grande demanda o curso será ministrado em dois turnos, um para adultos no horário da manhã e outro somente para as crianças, que será no período da tarde. De acordo com Aglaé Fontes, Secretaria da Cultura e Turismo, o ciclo está aberto a toda a comunidade sancristovense. “Para participar o aluno deve apenas levar seu material, bem como tesoura, jornais velos, retalhos, linha e agulha” explica. O ciclo promoverá ainda com uma mesa redonda que contará com a participação de Seu Jorge e Dona Ziu.


Texto: Grazziele Santos
Foto: Internet

20 janeiro 2010

SMTT REALIZA BLITZ EM DIVERSOS PONTOS DE SÃO CRISTÓVÃO


A Prefeitura Municipal de São Cristóvão, através da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) realizou ontem, 19, uma blitz em locais estratégicos do conjunto Eduardo Gomes, bairro Rosa Elze e sede do município. A fiscalização que começou ao entardecer durou cerca de quatros horas e pegou muito condutor de surpresa.

De acordo com o Superintendente Wellington Alves o intuito da operação é orientar os condutores, fornecendo informações necessárias para que assim eles não repitam os mesmos erros. “Nossa intenção não é aplicar multa, mas sim educar os motoristas, mas caso haja alguma irregularidade o veículo e o motorista será autuado de acordo com a lei” completa.

O foco da operação foram os táxis e as motocicletas. “Muitos taxistas que rodam como táxi bandeira aproveitam a demanda de passageiros e passam a transportar vários passageiros no sistema de lotação Durante a blitz diversos motoristas foram flagrados cometendo inúmeras irregularidades, totalizando a apreensão de oito motocicletas e um táxi.

Conduzida por cerca de 10 agentes de trânsito a blitz será intensificada durante todo o ano de 2010. Durantes as operações serão distribuídos panfletos explicativos aos condutores.

Foto e Texto: Grazziele Santos

19 janeiro 2010

PREFEITURA DISCUTE CARNAVAL DOS CARNAVAIS

A Secretária de Cultura e Turismo, Aglaé Fontes, reuniu-se na manhã de ontem, 18, com diversos diretores de blocos carnavalesco de São Cristóvão e demais secretários municipais para juntos definirem os últimos detalhes da maior festa carnavalesca do estado, o Carnaval dos Carnavais.

Em sua sexta edição a festa que é considerada uma das maiores e mais tranqüilas manifestações culturais de Sergipe trará muitas novidades, a exemplo da inclusão do símbolo da campanha da Praça São Francisco, a qual concorre ao título de Patrimônio Universal da Humanidade pela Unesco, impresso em todos os abadás dos blocos.

“Nosso intuito é fortalecer a campanha de maneira que não somente os moradores se sensibilizem, mas também os visitantes, pois o patrimônio pertence a todos nós” falou Aglaé.

A festa de São Cristóvão é um típico carnaval de rua, assim como em Olinda, Pernambuco, brincantes dançam ao som de frevo e marchinha desfilando alegria pelas ruas do centro histórico com total segurança. Quem opta por passar esse período na cidade não se arrepende, além de curtir a festa o visitante também aprecia os belíssimos casarões com arquitetura dos séculos XVII e XVIII.

Foto e Texto: Grazziele Santos

14 janeiro 2010

PREFEITO PRESTIGIA NOVENÁRIO DO ROSA ELZE











O Prefeito de São Cristóvão, Alex Rocha, prestigiou na noite dessa quarta-feira, 13, uma das maiores manifestações de fé presentes no município, o “Novenário da Igreja Senhor do Bomfim”, localizada no bairro Rosa Elze. Durante nove dias fieis de todos os cantos da cidade cultivam umas das mais antigas tradições católicas.

A novena é antes de tudo um ato de louvor ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, Deus três vezes Santo. Três é número perfeito. Três vezes três, nove. A novena é louvor perfeito à Trindade. A prática de nove dias de oração, louvor e súplica deve confirmar de maneira extraordinária a fé em Deus que nos salva, por intermédio de Jesus, de Maria e dos Santos.

Iniciada em oito de janeiro a festividade traz além de muitas orações, preces e ofícios uma vasta programação que inclui shows com cantores católicos e quermesse após as celebrações noturnas. As comemorações seguem até o domingo onde contará com a celebração de Dom José Palmeira Lessa e procissão do Senhor do Bomfim.