27 dezembro 2011

SECULT REALIZA ÚLTIMA RODA DE LEITURA

“Escolho os meus amigos não pela cor da pele, mas pela pupila”. A frase que dava início ao texto, a princípio de autora desconhecida, foi lido pelo jovem Davi. Estudante do Colégio Gaspar Lourenço, o jovem se encantou pelo texto de uma amiga, e fez questão de compartilhar com os demais a experiência.

Assim como Davi, outros adolescentes compareceram na manhã desta terça-feira, 27, a Biblioteca Pública Municipal Lourival Batista para prestigiar a última roda de leitura do ano de 2011.

Com o tema “Jovens Escritores”, a roda de leitura desse mês teve como objetivo oportunizar um espaço aos novos escritores do município. Aos poucos meninos e meninas, meio que envergonhados iam tomando o espaço e enchendo a biblioteca de alegria.

Munidos dos seus escritos, os mais encorajados liam suas autorias. Ao término de cada leitura, o historiador Thiago Fragata, um dos coordenadores da roda, comentava os textos sempre com criticas construtivas e informações que ampliaram o conhecimento dos alunos. “Nosso intuito vai mais além do que a simples prática da leitura ou mesmo a visitação ao acervo público. Tanto a leitura como a escrita são ferramentas que fomentam a construção de uma opinião, de um senso critico” completa.

Entre os novos escritores, a pedagoga Eliene Marcelo. Desafiada pelo filho, Eliene contou que em determinada situação sentiu-se envergonhada quando o filho indagou que ela como uma pedagoga deveria saber contar histórias, sem a necessidade de lê um livro. “Fiquei meio sem graça na hora, mas resolvi correr atrás e estudar. Comecei a ler contos e histórias variadas, assim nasceu A Rainha Sol e o Beija-flor” explica.

Incentivados pela Professora Irani, os alunos do Colégio Gaspar Lourenço a praticam com freqüência o hábito da criação textual. Segundo Irani, ela sabe que única porta que se abre para proporcionar coisas boas na vida do ser humano é a porta do conhecimento. “É através da leitura que eles poderão conquistar um emprego bom, se destacar na sociedade e ser um cidadão de bem. O conhecimento oferece uma gama de oportunidades, e na escola eu faço questão de mostrar a eles” falou orgulhosa dos seus alunos.

A última roda de leitura foi finalizada com um gosto de quero mais. De acordo com Eliene Marcelo, a roda retorna em janeiro, onde haverá muitas surpresas. Todos os textos, lido na manhã de hoje estarão disponíveis no blog do historiador Thiago fragata (http://thiagofragata.blogspot.com) para apreciação de todos.

Texto e foto: Grazziele Santos