29 abril 2011

PETROBRÁS EM SÃO CRISTÓVÃO

Várias carretas de três eixos da Petrobrás estão transitando na Rodovia João Bebe Água e na via de acesso ao Loteamento Lauro Rocha, até o Povoado Pedreira, em São Cristóvão.


Elas transportam equipamentos de prospecção de petróleo em águas profundas. Devido à constância das passagens pelo município e do peso transportado, prevê-se danos nas vias utilizadas.


Assim, o Prefeito Alex Rocha entrou em contato com a Petrobrás, que assinou um termo de responsabilidade quanto à recuperação das vias que, porventura, venham apresentar danos. O sancristovense, embora sofrendo transtornos com a movimentação de veículos pesados no município, acabará sendo beneficiado coma melhoria das vias, assim que o tráfego seja normalizado.





Ascom/ PMSC

CREAS ORIENTA FAMÍLIAS NO COMBATE ÀS DROGAS

A Secretaria Municipal da Inclusão e do Desenvolvimento Social, através do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), realiza mensalmente palestras destinadas às famílias dos assistidos, abordando temáticas urgentes em prol da estruturação do lar para suprir as carências dos adolescentes e, nesta quinta-feira, 28, o tema foi a identificação do consumo de drogas por parte das crianças e as providências que os responsáveis devem tomar.
Com a presença de mães, pais e crianças assistidas, a psicóloga Milena Machado Barreto, em companhia da educadora social, Mirella Monteiro, ministraram palestra abordando a temática proposta, esclarecendo dúvidas e estimulando testemunhos das famílias que enfrentam o problema e o superaram.


“Os pais precisam saber que existem drogas lícitas e ilícitas, a exemplo do álcool, cigarros, e cocaína, além de remédios, que podem desenvolver vícios, sendo os adolescentes, iludidos pela “onipotência juvenil”, que se trata de achar que podem parar o consumo das drogas quando desejarem. A família deve se aproximar do adolescente sem se precipitar quanto ao julgamento e dar amor e carinho”, disse a psicóloga.
De acordo com a psicóloga, os responsáveis devem observar sintomas que evidenciam a utilização de drogas, como a falta de motivação para as atividades diárias; queda do rendimento escolar ou o abandono dos estudos; insônia, depressão, inquietação; pequenos furtos; uso de óculos escuros no período da noite; e o afastamento dos amigos antigos.
“É preciso saber como conversar e orientar os filhos, para não assustá-los e afastá-los, através de revolta à rigidez e julgamento, além da falta de apoio dos pais para com os filhos”, completou a psicóloga.
Assistindo atenta à palestra, uma mãe deu o seu testemunho. “Gostei da palestra e entendi tudo. Hoje, eu canto a vitória, pois foi difícil atravessar esse período quando meu filho era usuário. Ele ficava triste pela minha separação do pai dele, mas busquei reforço em Deus para vencer essa batalha e, agora, ele está com 19 anos e tem a casa e a familia dele, um exemplo de superação”, relatou.
No município de São Cristóvão, além do CREAS, os CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) tratam os portadores de transtornos mentais e os dependentes químicos, mas todo o trabalho dos órgãos públicos, através do Plano Municipal de Combate ao Consumo de Drogas com enfoque no crack, só terá êxito se a família fizer parceria.



Texto: Yara Santos

28 abril 2011

CAPS JOÃO BEBE ÁGUA REALIZA BAZAR

A Secretaria Municipal da Saúde, através do Centro de Atenção Psicossocial João Bebe Água (CAPS), realiza Bazar, nesta sexta-feira, 29, a partir das 13h.
Serão comercializados produtos de cama, mesa e banho, além de acessórios em bijuterias, todos em qualidade assegurada e preços acessíveis.
Os produtos foram feitos pelos usuários, em oficinas e o Bazar será aberto à comunidade, contando com a presença da equipe do CAPS, oficineiros, usuários e familiares.
A coordenadora de Saúde Mental, Edjane Mendes, informou que além do bazar, também será apresentada uma exposição de artesanato, o que contou com a parceria dois funcionários da Prefeitura Municipal de São Cristóvão.

18 de Maio
No Dia Nacional da Luta Antimanicomial, será realizado um manifesto dos usuários contra os manicômios. Segundo o diretor do CAPS Valter Correia, Marcos Aurélio Marques, os Centros de Atenção Psicossocial estão em experiência e dependem da avaliação do Ministério da Saúde para a continuidade do projeto.


Texto: Yara Santos

SEMINFRA e COMDEC realizam limpeza do Rio Paramopama



A Secretaria da Infraestrutura do Município de São Cristóvão em conjunto com a Coordenação da Defesa Civil – COMDEC realiza a limpeza do Rio Paramopama, como medida preventiva às enchentes, utilizando caçambas e uma hidroescavadeira.

“Nas chuvas de 8 de abril de 2010, quando aconteceu a enchente do Rio e dezenas de casas foram prejudicadas, foi feito um relatório e encaminhado ao Governo Federal, solicitando medidas para prevenir e solucionar o problema no local”, explicou o secretário da Infraestrutura, Marcos Souza.

Segundo o coordenador da Defesa Civil Municipal, Luciano Silva, as máquinas irão enlarguecer e contribuir com a revitalização do Rio Paramopama.

“As 92 casas prejudicadas pela enchente do ano passado serão reformadas, através do material de construção que será entregue para a obra das 92 unidades habitacionais do município que foram prejudicadas”, falou o coordenador.






Texto e Foto: Yara Santos

27 abril 2011

SECRETARIA DA CULTURA LEVA LIRA ÀS ESCOLAS

A Prefeitura Municipal de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo, realiza o projeto “A Lira vai à Escola”, levando música e enaltecendo o que há de melhor na cultura local para crianças de todas as escolas municipais, começando com a Escola Municipal Gina Franco, onde também foram reunidos estudantes da Escola Estadual Araceles e da Escola Municipal São Cristóvão.
A tarde da cidade histórica foi embalada por dobrados que arrancaram aplausos do público formado por crianças, adolescentes e professores que aproveitaram para fazer da oportunidade uma aula inesquecível.
A diretora de Arte e Cultura, Ana Molina, representou a Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo, e falou sobre o projeto. “O projeto a Lira vai à escola contemplará as escolas do município, sendo que o planejamento é de que a visita seja feita mensalmente”, explicou.
A diretora da Escola Municipal Gina Franco, Nadja Ivone Andrade dos Santos, revelou a satisfação de receber a Lira em sua escola. “É a segunda vez que temos a oportunidade de ouvir a Lira se apresentar para as nossas crianças, a primeira através deste projeto maravilhoso, que mostra o que há de melhor”, disse.
Aos comandos do regente auxiliar José Marcos de Andrade, a Lira Sancristovense João Batista Prado, encantou a todos e prestou homenagem ao maestro, iniciando com um dobrado, o qual leva o nome do mesmo, “José Furtunato da Silva”.

Texto e foto: Yara Santos


COMISSÃO DISCUTE INSTALAÇÃO DE ATERRO SANITÁRIO

Na manhã desta quarta-feira, 27, representantes da Justiça Federal, através do perito judicial, Adema EMSURB, Prefeitura Municipal de Aracaju e Prefeitura Municipal de São Cristóvão, além de representantes da empresa responsável pela EIA/RIMA - Estudo de Impacto Ambiental/ Relatório de Impacto ao meio Ambiente, reuníram-se nos locais disponibilizados para instalação do aterro sanitário. Após análise do local, os presentes ficaram de marcar nova reunião com as partes interessadas, manifestando as reais possibilidades do início da obra, uma vez que o prazo para tanto já está no limite.



Ascom PMSC

CASO CAIXA ECONÔMICA X PMSC E SERVIDORES

Representantes de Sindicatos, como o dos servidores da Prefeitura Municipal de São Cristóvão, Carivaldo Moura, e do Sindicato do Fisco, Anselmo Louzada, entre outros, estiveram reunidos na manhã desta terça-feira, 26, com representantes da PMSC, os secretários Paulo Roberto, da Fazenda; Manoel Barros, da Administração; Edmílson Brito; da Saúde, além do representante da Caixa Econômica, João Roberto, para mais uma rodada de negociações, sobre a dívida da Prefeitura Municipal, referente ao empréstimo consignado realizado na gestão de 2008, quando a atual gestão havia repassado descontos dos servidores a partir do ano de 2009 e a Caixa abatia dívidas anteriores, uma vez que o débito é impessoal.
Depois de muito debate, chegou-se ao consenso de que a Prefeitura Municipal, através da Secretaria da Administração, de São Cristóvão encaminharia uma lista dos servidores que contraíram débito com a Caixa desde 2008, quando esta e Prefeitura verificariam os que ainda têm vínculo empregatício com a PMSC. Os que não fazem mais parte do quadro de servidores municipais seriam retirados da relação, ficando a responsabilidade da cobrança para a CEF.
Outro ponto abordado pelo secretário da Administração, Manoel Barros, foi a possibilidade de a Prefeitura fazer um depósito consignado em uma conta a ser aberta, com um valor que possa arcar, sem o risco de onerar o erário. Assim, depois de um número X de depósitos, um encontro com a Caixa abateria da dívida primeira.
As partes chegaram a um consenso e os trabalhos nos próximos dias visam à solução do caso em questão.

Ascom /PMSC

26 abril 2011

CASA DO FOLCLORE REALIZA CURSO DE BONECOS DE PANO




A Secretaria Municipal de Cultura e do Turismo, através da Coordenação da Casa do Folclore Zeca de Noberto, realiza neste mês de abril o curso gratuito de Boneca de pano temática, intitulado folclore local, voltado a um público composto por estudantes e professores.
Ministrado pela artesã Tânia Aguiar, são oferecidas 20 vagas, e o curso será apresentado em três módulos, sempre as segundas e terças-feiras, sendo que por motivo do feriado do Dia do Trabalhador, 01 de maio, os próximos encontros serão nos dias 09 e 10, 16 e 17 de Maio.
Reunidas em mesas redondas, onde a artesã aplicou a metodologia de capacitação massiva, quando os instrumentos para confecção são compartilhados entre os participantes para que seja adicionado ao objetivo especifico do projeto, a economia solidária, através da qual a comunidade possa se auto-sustentar, e levar adiante os valores folclóricos.
As inscritas fizeram moldes, pontilharam modelitos inspirados nas caceteiras, e superaram suas próprias limitações, pois muitas não sabiam costurar.
“Ao todo, serão seis aulas, onde confeccionaremos bonecos de pano e indumentárias inspiradas nas Caceteiras, Reisado, São Gonçalo e Chegança. Na turma, temos pessoas que ainda não sabem costurar e pessoas experientes, que através do curso as motivaremos a desenvolver a comercialização do artesanato”, explicou a artesã Tânia Aguiar.
Participando ativamente da capacitação, a coordenadora da Casa de Folclore “Zeca de Noberto”, Maria da Glória Santos, também desenvolve as técnicas da artesã, passo a passo.
Em meio às senhoras e adolescentes inscritas, brincantes do Reisado de Satú participam do curso com o objetivo de aprender a arte para comercializar a produção, posteriormente.
As adolescentes Aline da Conceição Santos, 14; Maria José Conceição dos Santos,16; e Radele Conceição Matheus, 12, são brincantes do reisado de Satú e pensam em comercializar bonecos com indumentária folclórica.
“Brinco no Reisado de Satú e assim que soube do curso de bonecos temáticos, me inscrevi. Eu não sabia costurar, mas estou aprendendo e penso em fazer os bonecos de pano para comercializar”, disse Radele.
Assim como as adolescentes, também está presente a costureira veterana Terezinha Leite da Silva, 68, que revelou ter brincado bastante com bonecos de pano durante sua infância e que, o curso veio em boa hora.
“Pretendo aprender a fazer as bonecas de pano, pois na minha época, o corpo, a cabeça, os braços e as pernas eram feitos separados e costurados em seguida, mas a técnica da artesã Tânia é ainda mais simples, pois o molde já permite o desenho do corpo inteiro, bastando costurar e alinhavar para dar forma aos bonecos e aos modelitos”, observou a dona Terezinha que faz o curso em companhia da filha e pretende explorar o aprendizado.
Das 9h às 12h, segundas e terças-feiras, na Casa do Folclore “Zeca de Noberto”, em São Cristóvão, onde a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo promove a perpetuação do folclore local explorando o potencial econômico, alinhado à sustentabilidade.

Texto e Fotos: Yara Santos

25 abril 2011

Atenção, atenção!!!

COMUNICADO

Atenção, atenção!!!
A Prefeitura de São Cristóvão sente-se na obrigação de comunicar à população, que os transtornos causados pelas obras de esgotamento sanitário na cidade, são de inteira responsabilidade de empresas contratadas pela DESO.
Informa também, que várias medidas foram adotadas na tentativa de minimizar os problemas, mas que infelizmente não teem sido acatadas pelas tais empresas.
Prefeitura Municipal de São Cristóvão
Trabalhando pela melhoria da qualidade de vida, sem transtornos.

20 abril 2011

PETI REALIZA I ALMOÇO DE PÁSCOA





A Secretaria Municipal da Inclusão e do Desenvolvimento Social de São Cristóvão, através da Coordenação do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), realizou um almoço de Páscoa nesta quarta-feira, 20, para as crianças assistidas pelo programa, distribuindo ovos e explicando o significado da simbologia da Páscoa, por meio de palestra.
Os educadores responsáveis pelas explicações, abordaram elementos simbólicos do período, como o ovo de páscoa e o coelho, associados às comemorações. Responsável pela temática, a educadora, Simone Lopes, explicou que durante toda a semana, o tema foi trabalhado junto às crianças “o ovo significa a renovação da vida; o coelho, a fecundidade; a vela, a iluminação dos caminhos; o pão e o vinho, o corpo e o sangue de cristo; o sino, usado para anunciar a ressurreição; o cordeiro, o próprio Cristo; e o girassol, a busca dos cristãos em Cristo”, disse.
O oficineiro Ricardo Lins realizou sua palestra através da citação do 1° Corínthios capítulo 11, versículos 23 e 24, “onde mostra a lembrança de Jesus orientando os discípulos a estarem reunidos em ceia, comendo o pão e o vinho, simbolizando o corpo e o sangue de Cristo”.
Na cozinha, o arroz branco, feijão e o peixe cozido no creme de leite preparados pela cozinheira Elenildes Nascimento Santos, deram um cheiro especial ao almoço oferecido às crianças assistidas. Segurando o ovo de Páscoa, as crianças comeram satisfeitas e muitas revelaram que não sabem se ganharão ovos de Páscoa, de suas familias, mas que a oportunidade criada pela atual coordenação do Peti realizou o sonho de muitas delas.
A auxiliar administrativo, Marli Silva, revelou que a coordenação do Programa definiu uma agenda, na qual está previsto o início dos trabalhos voltados para as comemorações do Dia das Mães. É a Secretaria Municipal da Inclusão e do Desenvolvimento Social trabalhando pela infancia e adolescência de São Cristóvão.

Texto e Fotos: Yara Santos

SECRETARIA MUNICIPAL DA CULTURA E DO TURISMO DE SÃO CRISTÓVÃO APÓIA COMISSÃO PRÓ-FASC

A Prefeitura Municipal de São Cristóvão, através da Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo, apóia a comissão Pró-FASC, composto por membros da sociedade civil organizada em prol do resgate do Festival de Artes de São Cristóvão, evento idealizado pela Universidade Federal de Sergipe, realizado com a contrapartida da Prefeitura, que revelou talentos como a cantora sergipana Amorosa, o cantor Sergival, o artista Isaac Galvão, e deixou saudades na população que deseja reviver os bons tempos.
O Festival foi iniciado em 1972 e realizado por mais de vinte anos seguidos, sendo encerrado por decisão da Universidade Federal de Sergipe em 1993.
A secretária municipal da Cultura e do Turismo, Aglaé Fontes, revela que durante décadas participou da organização do evento, junto com a Universidade Federal de Sergipe e posiciona-se a favor dos movimentos organizados em prol da realização do festival, até porque, através do município, no ano passado, foi enviado projeto para o resgate do FASC, ao Ministério da Cultura.
“Além do Ministério da Cultura, já mantivemos contato com a Universidade Federal de Sergipe, órgão que se mostrou positivo quanto à realização do Festival, através do reitor, o professor Josué Modesto dos Passos Subrinho, fazendo a ressalva de que participaria com a logística necessária e a Prefeitura de São Cristóvão, com a contrapartida financeira”, explicou a secretaria que já percorreu todos os caminhos necessários para a recuperação do evento.
Em manifesto, a comissão Pró-FASC revela o Festival foi um espaço, onde talentos foram revelados e artistas, intelectuais, técnicos, produtores e o comércio em geral foi beneficiado com a geração de emprego e renda, por isso a comissão tem o objetivo de reunir os cidadãos de São Cristóvão e da grande Aracaju para proporem alternativas para tornar possível o resgate do FASC e a inserção do evento no calendário cultural do Estado.
A comissão solicita da Universidade Federal de Sergipe a disponibilização de conhecimento técnico, recursos humanos, materiais e financeiros necessários para a realização do evento, por meio dos Ministérios da Educação, Cultura e Turismo, além de empresas estatais.
Componente da comissão, Maria Lúcia Souza, faz menção à fala do Ministro da Cultura, Juca de Oliveira, quando esteve em São Cristóvão em momento de comemoração da conquista da chancela de Patrimônio da Humanidade, da Praça São Francisco, e afirmou à população que se dedicaria ao resgate do Festival de Artes. “Vamos dar corpo e vida à palavra de Juca, em sua afirmação à dedicação do Ministério da Cultura pelo resgate do FASC. O Festival é cultura e não pode acabar, pois não é luxo, mas uma necessidade do município, pois todos os artistas têm interesse em participar. Lembro-me de que em um dos anos em que foi realizado, a turma da 8ª série do Ginásio Paulo Sarazarti foi preparada para receber os turistas. Sou professora cidadã e sei que se todos trabalharmos a favor, todos seremos beneficiados pelo evento”,disse.
José de Oliveira Santos, o ‘Zezito’, ator cultural nascido em São Cristóvão e conhecido em todo o estado, analisou o projeto inicial do festival e revelou que reconhece a necessidade de adaptar a proposta do FASC à conjuntura atual, transcendendo o cultural e atendendo o social.
“O FASC precisa ser ampliado na sua atuação, incluindo cursos anteriores à sua realização, que dêem o retorno cultural e social à população, por isso o Estado, o Município e a sociedade civil são importantes para o resgate do FASC”, falou.
A Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo de São Cristóvão tem investido em ações substanciais para realizar a ação que já conta com o ‘querer’ da população.

Texto e Foto: Yara Santos

PROJETO SAÚDE NA PRAÇA REALIZA I ENCONTRO DE MÃES

A Secretaria da Saúde de São Cristóvão realiza mais uma edição do Projeto Saúde na Praça, a ser realizado no dia 07 de maio, na Escola Estadual Neyde Mesquita, dedicado às mães.
Inserido na programação do mês das mães, no horário das 14h às 17h, o projeto será realizado com o objetivo de proporcionar a esse público um dia de lazer, como também, de informação sobre a saúde e os cuidados com o corpo.
Para o dia 07, estarão presentes três técnicos de enfermagem, uma enfermeira e uma nutricionista. Serão realizadas palestras sobre Câncer de colo do útero e de mama, Planejamento familiar e climatério.
Cada participante passará por aferição de pressão, glicemia e IMC.

PROGRAMAÇÃO

14 HORAS - RECEPÇÃO: UMA PESSOA PARA DESEJAR BOAS VINDAS, ENTREGANDO MENSAGENS, AO SOM DE MÚSICA AO VIVO;
OBS.: APÓS A RECEPÇÃO CADA PARTICIPANTE DEVERÁ SEGUIR PARA O ESPAÇO DE AFERIÇÃO DE PRESSÃO, GLICEMIA E IMC;

15 HORAS- PALESTRA: CÂNCER DE COLO DO ÚTERO E DE MAMA, PLANEJAMENTO FAMILIAR E CLIMATÉRIO.
PALESTRANTE: MICHELLE SALLY PINTO CARDOSO (FORMAÇÃO ENFERMEIRA SANITARISTA)

16 HORAS- PALESTRA: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL (HAS, DM, COLESTEROL)
PALESTRANTE: RENATA TENÓRIO (FORMAÇÃO NUTRICIONISTA);

17 HORAS- LANCHE AO SOM DE MÚSICA AO VIVO.

Texto: Yara Santos

PREFEITURA DISTRIBUI 4 TONELADAS DE PEIXE

Durante dois dias, 19 e 20, a Prefeitura Municipal de São Cristóvão, através da Secretaria da Inclusão e do Desenvolvimento Social distribuiu alimentos para diversas famílias carentes do município. No cardápio, o prato mais cobiçado da Semana Santa, o peixe, além do acompanhamento de um quilo de arroz para cada família.

Esse ano a secretaria da inclusão aumentou para 20 o número de pontos de distribuição, entre povoados e a sede da cidade, totalizando quase quatro toneladas de alimentos.

A distribuição dos alimentos foi feita pelo Prefeito Alex Rocha e ela secretária da inclusão social, Carolina Pereira, além de uma equipe formada por assistentes sociais, psicólogos e demais técnicos.

Para Letícia Short, moradora da Baixa da Divinéia, o peixe chegou em excelente hora, pois com duas crianças em casa mais o esposo o peixe juntamente com o arroz é a garantia de uma mesa farta durante a semana santa.

O cadastro iniciado há 15 dias possibilitou que centenas de famílias recebessem o alimento sem maiores transtornos e atrasos. De acordo com o Prefeito uma senha foi distribuída como forma de evitar a demora na fila.

“Todas as famílias cadastradas receberam uma senha, que é a garantia do recebimento do alimento” disse Alex Rocha.

A escolha das famílias foi feita através do cadastro do Centro de Referência e Assistência Social (Cras) e dos assistidos pelo programa Bolsa Família e contou com o auxílio de delegados regionais.

Yêda Souza, delegada do povoado Cardoso, revela que a alegria não se limita apenas em ser contemplada com o alimento que contemplará mais sete membros de sua casa, mas também em ver que outras pessoas que também precisam estão sendo beneficiadas.

“Nossa meta é levar comida a mesa dos sancristovenses, permitindo que todos possam celebrar a semana santa com dignidade e mesa farta” afirmou Carolina.

Texto e foto: Grazziele Santos

19 abril 2011

SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E DO TURISMO REALIZA RODA DE LEITURA

Na manhã desta terça-feira, 19, a Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo realizou a 1ª edição do Projeto Conversa, através do qual foi promovida a Roda de Leitura, o que contou com a mediação da secretária Aglaé Fontes, entre temas, leitores e estudantes, reunidos na Biblioteca Municipal Doutor Lourival Baptista, localizada no entorno da Praça São Francisco, detentora da chancela de Patrimônio da Humanidade.
Atentos aos leitores convidados dispostos na roda, os estudantes se identificaram com a leitura e com a forma apaixonada de ler e de se entregar à literatura, despertando um novo sabor dos livros e da grandeza dos textos quando se dedica um tempo para eles, nos presentes.
Convidados para lerem os temas, Thiago Fragata, diretor do Museu Histórico de Sergipe, leu “A casa da gritaria”, do Livro Emília no País da Gramática e “O Brasil tem Petróleo”, do Livro O poço de Visconde; Eliene Marcelo, escritora sancristovense, leu O primeiro trabalho de Hércules, “O leão da Neméia”, do livro O Minotauro, e o segundo trabalho, “A hidra de Lerna”, do mesmo livro; Maria Rita dos Santos, Diretora do Colégio Estadual Deputado Elísio Carmelo, leu “Uma ideia da senhora Emilia, do livro Emilia no país da Gramática, e “Portugalia”, do livro Emilia no país da Gramática; Maria da Gloria dos Santos, Coordenadora da Casa do Folclore “Zeca de Noberto”, leu “O Visconde desabafa. Seu retrato de Emilia. A boneca pensa em Hollywood, do livro Emilia no país da Gramática e “Dona Benta descobre as memórias da Emilia. Pedrinho e Narizinho aparecem no quarto. Fim da aventura de Hollywood, do mesmo livro; Rose Mary, representante da Biblioteca onde foi realizada a roda, leu “A ideia do Visconde”, do livro Aritmética da Emilia, e “Mais artistas da aritmética da Emilia, e “Mais artistas de Aritmética, do livro Aritmética da Emilia, e impressionaram os estudantes presentes.
“A Biblioteca Municipal foi reformada, nela estão funcionando provisoriamente, um núcleo infantil e o núcleo sergipano. A partir de 12 de Maio, o prédio reformado será entregue à comunidade com projetos especiais, a exemplo do “Unidunitê”. A informatização da Biblioteca abrirá um universo ainda maior de oportunidades para os jovens”, arrematou a secretaria da Cultura e do Turismo, Aglaé Fontes.
Convidada para ler, a escritora Eliene Marcelo revelou que escolheu o seu texto por se identificar com a obra. “Escolhi a obra de Hércules porque me identifico com as histórias mitológicas, além de Hércules, em específico, tratar-se de um semideus com 12 trabalhos”, explicou.
A próxima Roda de Leitura será realizada no mês de maio, com autor a ser apresentado pela Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo.

Texto e Foto: Yara Santos

18 abril 2011

JUNTA MILITAR DE SÃO CRISTÓVÃO COMPLETA 3 ANOS DE INFORMATIZAÇÃO

A Junta Militar de São Cristóvão completa, nesta segunda-feira, 3 anos de informatização. Funcionando dentro do padrão de excelência do Exército Militar Brasileiro, os procedimentos que, antes, duravam cerca de 40 dias para serem realizados, hoje, são feitos em questão de minutos.
A informatização do sistema foi introduzida em 18 de abril de 2008, na Junta Militar, localizada na sede do município, e no Posto de Alistamento do Conjunto Eduardo Gomes, reinaugurado no último dia 05 de abril.
“O município de São Cristóvão é um dos pioneiros na informatização podendo através do sistema online, realizar transferência de documentos e a retificação de dados cadastrais, que demorava 40 dias para ser realizada anteriormente ao sistema, já que a Delegacia controla a Junta Militar e esta, por sua vez, o Posto de Alistamento”, explicou o agente alistador Genisson dos Santos Correia.
O alistamento dentro do prazo deve ser realizado até 30 de abril. Sendo que os retardatários ficam impossibilitados de exercerem atividades civis regulares.
De acordo com o agente, até meados de abril, a Junta recebeu alistamentos da região do Grande Rosa Elze, com a tendência de aumentar a procura de um grupo formado por interessados que residem nas imediações ou distante, em povoados.
“Com a reabertura do Posto de Alistamento do conjunto Eduardo Gomes, no prédio da Subprefeitura, a demanda da sede deve diminuir, mas a população tende a deixar para última hora, podendo perder oportunidades de emprego, devido à falta do alistamento”, alertou o agente.

Convocação
No dia 26 de Maio, os alistados no período de 1º de Janeiro a 30 de abril, devem comparecer à Junta Militar para a cerimônia de entrega do Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI).
A partir da entrega do CDI, o cidadão poderá exercer atividades civis regulares e caso deseje ingressar na vida Militar, poderá tentar concursos.
Os documentos necessários para o alistamento militar são duas fotos em formato 3X4 recentes, sem acessórios (piercings, gargantilhas); comprovante de residência; R.G. ou Certidão de Nascimento originais.

Texto e Foto: Yara Santos

GREMIO SANCRISTOVENSE PARTICIPA DA COPA SUB17

Aberto na tarde de ontem, 17, no Estádio Municipal Antonio Ávila dos Reis, Tobias Barreto, a Copa Sub17 de futebol de campo. Realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer, a Copa Sub17 reuniu atletas de 30 cidades sergipanas.
A abertura do evento foi feita pela Lira Nossa Senhora Imperatriz do Campo, sob o comando do Maestro José Flávio dos Santos. Satisfeito, o Prefeito de Tobias Barreto, Dílson Agripino, agradeceu ao governo pelos investimentos na cidade e desejou uma excelente competição para todos.
Para o secretário do esporte e do lazer, Mauricio Pimentel, a copa sub17 é considerada uma das mais importantes competições do nosso estado, e é através dela que técnicos olheiros revelam novos talentos. “O esporte é o melhor caminho para transformar uma sociedade. Nós temos vários exemplos de talentos que foram descobertos em competições realizadas pelo governo” completou.
Representado pelo Grêmio Sancristovense, a cidade de São Cristóvão que, pela primeira vez participa do evento, conta com o patrocínio da Prefeitura Municipal, onde através da diretoria de esportes vem apoiando e incentivando à prática esportiva no município.
Segundo Cleovansostenes Olívio, diretor de esportes, a Prefeitura por meio do órgão vem trabalhando incessantemente para promover à prática do esporte, independente do segmento esportivo.

Grêmio Sancristovense

Treinamento forte, alimentação balanceada e muita disciplina. Essa é a tática de jogo executada pelos meninos do grêmio sancristovense. Há cerca de cinco anos a frente da Escolinha de Base Grêmio Nova Geração, Miraldo Madureira explica que essa competição é uma grande chance para os 25 meninos que disputarão o campeonato, pois além de servir como estímulo, o campeonato possibilitará que eles sejam vistos não somente pelos pais e amigos, mas também pela sociedade.
Veterano dos campeonatos sergipanos, Wesley Santos, 16 anos, que treina há seis anos, falou que vem treinando diariamente junto com os companheiros e acredita que o time tem grandes chances de levar a taça de campeão. “Estamos nos esforçando muito, o time é muito competente e com certeza traremos o titulo para nossa cidade”.
Na primeira fase da competição, as equipes jogam entre si, dentro do mesmo grupo. As duas primeiras seleções de cada grupo se classificam para a fase seguinte, quando farão as oitavas-de-final da Copa. Os vencedores dos confrontos passam às quartas-de-final, depois às semifinais, até serem conhecidos os dois times finalistas da competição, que farão a decisão. O jogo de abertura foi realizado pelos municípios de Tobias Barreto x Riachão do Dantas. Gremio Sancristovense entra em campo no dia 01 de maio, estádio Campo dp Limão, contra a equipe da cidade de Laranjeiras.


Texto e foto: Grazziele Santos

PREFEITURA DE SÃO CRISTÓVÃO INVESTE R$ 360.000,00 DE RECURSOS PRÓPRIOS EM REFORMAS DA SAÚDE

A Prefeitura Municipal de São Cristóvão, através de recursos próprios, o equivalente a R$ 360.000,00, tem realizado obras de infraestrutura destinadas à melhoria do serviço da Saúde no Município.
Foram entregues à população os Postos de Saúde dos Povoados Feijão e Cardoso, reformados e ampliados; sendo que a reforma do Posto Valadares está sendo finalizada e a obra do Posto do Rosa Elze encontra-se 85% completa.
“Através de recursos próprios do município, estamos realizando melhorias estruturais das unidades de atendimento e além das que já foram citadas acima, será iniciada a reforma do Posto de Saúde do Povoado várzea Grande”, informou o secretário da Saúde, Edmilson Brito.
O antigo prédio da Secretaria Municipal da Saúde, localizado na sede do município, também passa por reformas e deve beneficiar a população local, que até o momento tem se deslocado até o Posto Valadares.
“Estamos realizando a reforma da estrutura e analisando a possibilidade do atendimento de duas equipes de Saúde da Família, as quais podem vir a ser instaladas na própria Secretaria ou no Loteamento Lauro Rocha, aproximando o serviço, da população”, antecipou o secretário.
De acordo com o secretário da Saúde de São Cristóvão, terá inicio ainda este ano, a reforma do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) João Bebe Água, localizado no Conjunto Rosa Maria.

Texto: Yara Santos

CAPS JOÃO BEBE ÁGUA REALIZA BAZAR

O Centro de Atenção Psicossocial João Bebe Água, localizado no Conjunto Rosa Maria, em São Cristóvão, realizará um Bazar, onde serão disponibilizados produtos de cama, mesa, banho e acessórios, além de outros produtos de qualidade, muitos deles produzidos pelos usuários, através de oficinas.
A coordenadora da Saúde Mental de São Cristóvão, Edjane Mendes, informa que o evento será realizado no dia 29 de abril, a partir das 13h, onde toda a população está convidada a participar, aumentando a interação da comunidade com a unidade.
Participam do evento, os usuários, a equipe de atendimento, oficineiros, familiares e a comunidade.

Texto e Foto: Yara Santos

15 abril 2011

CMDCA REÚNE MEMBROS DO ÓRGÃO E CONSELHEIROS TUTELARES NA CASA DOS CONSELHOS

A presidência do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente de São Cristóvão (CMDCA), realizou uma reunião com membros do órgão e conselheiros tutelares da sede e do Conjunto Eduardo Gomes, com pautas definidas para tratar do I Fórum realizado pelo CMDCA de Aracaju; condições de trabalho; fundo gestor; e eleições. Nomeada para estar à frente da presidência pelo período de um mês, Vera Lúcia dos Santos, em substituição da presidente eleita, Maria Dilma Oliveira de Assis, convocou a reunião para explorar as temáticas acima e ouvir as solicitações dos conselheiros eleitos, além de esclarecer a existência de recursos financeiros no fundo gestor. “Participamos do I Fórum do CMDCA da capital, o qual contemplou o encontro dos órgãos dos municípios que compõem a região da grande Aracaju, promovendo a troca de experiências e o acesso à orientação de representantes do Estado, Município e judiciário, convidados pelo organizador do evento”, informou a então presidente, Vera Lúcia dos Santos. Durante o Fórum, conselheiros de outros municípios revelaram que muitos destes órgãos ainda não possuem transporte próprio e, até, telefone, o que dificulta a ação dos conselheiros. Por isso, as condições em que o órgão funciona no município de São Cristóvão são um indício de que o município, através da Secretaria Municipal da Inclusão e do Desenvolvimento Social, tem investido no melhoramento da estrutura. Além de abordar a temática da estrutura, comum à maioria dos municípios, a presidente Vera Lúcia também tratou da Escola dos Conselheiros sediada na capital, através da qual esses profissionais serão qualificados para o exercício da função. Além da presidente e conselheiros, participaram os demais componentes do CMDCA, governamental e não-governamental, o gestor do fundo, o secretário Municipal de Finanças, Paulo Roberto dos Santos; a representante do Hospital, Magna Lúcia Cardoso Barroso; representante da Saúde, Maria Lúcia Souza; e a presidente do Conselho Tutelar da sede, Adenilde Santos, com os quais foram tratados os demais assuntos pautados para a reunião. Gestor do fundo, o secretário de Finanças, Paulo Roberto, explicou que existem R$ 60 mil no fundo, a serem administrados pelo CMDCA de São Cristóvão, para a realização de ações em prol da infância e adolescência, o que animou os conselheiros. Iniciantes neste trabalho, os novos conselheiros foram orientados a conhecer o Estatuto da Criança e do Adolescente e o regimento que ampara a função, esclarecendo dúvidas e orientando as ações que devem ser tomadas, recorrendo sempre ao CMDCA, órgão ao qual o Conselho Tutelar é subordinado. Texto e Fotos: Yara Santos

IMAGEM DE PASSOS QUE SERÁ ENTREGUE À POPULAÇÃO JÁ DESPERTA CURIOSIDADE

Entregue na noite de ontem, 14, a imagem de Nosso Senhor dos Passos. A escultura, que será colocada num dos pontos mais altos da sede do município, este conhecido como Alto da Favela, foi um pedido feito pela comunidade. Medindo 4x2m a imagem foi feita pelas mãos do artesão recifense, Genézio, um dos mais renomados artesãos do país.

Além da base feita em concreto onde será colocada a imagem, uma iluminação cênica dará toda uma elegância, possibilitando aos penitentes e demais cristãos à visitação durante a noite.

Toda trabalhada em fibra de vidro, a escultura de Nosso Senhor dos Passos deverá ser inaugurada em data ainda a ser definida, onde receberá a benção do pároco da cidade.

A imagem, a princípio, está na Praça do Carmo, chamando a atenção de visitantes e curiosos. Antes de ser colocada no Alto da Favela, a imagem de Nosso Senhor dos Passos receberá os últimos acabamentos e um banho de resina.


Texto e foto: Grazziele Santos

14 abril 2011

PROFISSIONAIS DA SAÚDE PARTICIPAM DE CAPACITAÇÃO SOBRE MATERIAIS BIOLÓGICOS

Prevenir acidentes de trabalho com exposição a materiais biológicos. Foi com este objetivo, que a Secretaria de Estado da Saúde por meio do Centro de Referência Regional de Saúde do Trabalhador (Cerest) realizou na manhã de hoje, 14, uma oficina de capacitação para os colaboradores da rede municipal de saúde de São Cristóvão. Cerca de 20 coordenadores dos programas de vigilância sanitária, epidemiológica, laboratorial, atenção básica, e demais representantes do Hospital e Maternidade Nosso Senhor dos Passos e unidades de saúde participaram da capacitação, que serviu como um alerta para os profissionais. O foco da capacitação foi a prevenção de acidentes com trabalhadores, que manuseiam materiais biológicos, como sangue e secreções, que podem oferecer riscos à saúde dos servidores. Segundo a técnica da referência municipal de Aracaju, Conceição Balbino, todos os municípios tem que estar cientes dos cuidados com a saúde no trabalho. “A capacitação ajuda a identificar casos, que muitas vezes passam despercebidos por nós, mas esses são provenientes de acidentes dentro ou durante a execução do trabalho do cidadão” completa. Os participantes aprenderam através de dicas e das experiências trocadas durantes os debates, como atender e até mesmo o devido encaminhamento dos futuros casos de acidentes com materiais de biológicos, que podem ocorrer tanto nos setores de trabalho da prefeitura, mas também de empresas privadas, que buscam atendimentos nas unidades de saúde. De acordo com a enfermeira e responsável pela capacitação, Dernivânia Vieira, é necessário que todos os envolvidos com a gestão da saúde saibam identificar casos de acidentes no trabalho, principalmente nos casos de contato com materiais biológicos. “Lidar com material biológico é muito perigoso, o contato com agulhas e demais materiais cortante são capazes de transmitir mais de 20 tipos de patógenos diferentes. Por isso a necessidade do conhecimento” explica. A programação contou ainda com a distribuição de uma cartilha sobre o tema elaborada pelo Centro de Referência Regional de Saúde do Trabalhador (Cerest-Aracaju). Texto e foto: Grazziele Santos

13 abril 2011

POPULAÇÃO ENTENDEU A MANOBRA POLÍTICA E NÃO ADERIU À MANIFESTAÇÃO

Na manhã desta quarta-feira, 13, a população moradora do Loteamento Lauro Rocha, situado no município de São Cristóvão, realizou manifestação nas imediações da linha férrea, reivindicando do Governo do Estado, Petrobras, PAC e Governo Municipal, a Unificação e Pavimentação asfáltica da via. O Governo Municipal reconhece o direito legítimo da população solicitar melhorias, pois a Prefeitura, através da Secretaria da Infraestrutura, tem realizado obras essenciais para o aumento da qualidade de vida da população, mas lamenta a intenção política e tendenciosa do organizador do movimento, um pré-candidato ao pleito municipal de 2012, o que explica a baixa adesão da população à manifestação.
Texto e foto: Yara Santos

12 abril 2011

PROJETO MÚSICA NO MUSEU TEM INÍCIO NESTA SEGUNDA, EM ARACAJU

Começa hoje, as 20:30h, no Teatro Tobias Barreto, em Aracaju, o Projeto Música no Museu, a maior série de música clássica do Brasil, evento gratuito que tem o patrocínio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e que tem como atração o Almendrix Trio. A turnê sergipana vai passar por três cidades: Aracaju, Laranjeiras e São Cristóvão. Na capital sergipana a apresentação acontece hoje, segunda-feira (11 de abril) as 20h30, no Teatro Tobias Barreto. Em Laranjeiras o evento será no dia 12 de abril, às 19h, na Igreja Matriz da cidade. Já na 4ª cidade mais antiga do país, a apresentação do Almendrix Trio será no Museu Histórico de Sergipe, no dia 13 de abril, também às 19h.

O Projeto Música no Museu chega a Sergipe depois de percorrer os museus e centros culturais mais renomados do país e do exterior. Em 2008 o Projeto Música no Museu realizou 507 concertos, dando ao projeto não só a chancela de ser a maior série de música clássica do Brasil, mas também, registro no livro RankBrasil, versão brasileira do Guinness Book (livro dos recordes). Também fez com que o então presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva concedesse ao idealizador e diretor do projeto, Sérgio da Costa e Silva, a Ordem do Mérito Cultural, honraria máxima da cultura do país.

Embora tenha sido iniciado no Rio de Janeiro o já passou por lugares como Paris, Portugal, Espanha, Marrocos, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Florianópolis, Curitiba, Porto Alegre, Bahia, Sergipe (esta é a 4ª vez que vem ao Estado), Pernambuco, Rio Grande do Norte, Pará e Amazonas, buscando privilegiar a música de boa qualidade, sem distinção de procedência, escola ou época.

Ao longo de quase 15 anos de atividades seu repertório já foi da música medieval aos clássicos europeus, dos românticos aos impressionistas, dos modernos aos contemporâneos brasileiros, de Bach, Beethoven, Mozart e Debussy a Villa-Lobos, Chiquinha Gonzaga, Pixinguinha, Astor Piazzolla e Gershwin. Nesta temporada, a passagem por Sergipe e outros estados do Nordeste traz uma das melhores interpretações musicais do país.

O Almendix Trio, formado pelos expressivos artistas brasileiros João Carlos Assis Brasil, pianista; Paulo Pedrassoli, violonista; e a percussionista Karla Bach. Nos shows eles farão releituras e interpretações inéditas de um repertório de altíssima qualidade, que valoriza a música brasileira de concerto e instrumental. Além da apresentação dos clássicos de Heitor Villa-Lobos, Chiquinha Gonzaga, Manuel De Falla e Paulo Pedrassoli, os músicos ainda farão um tributo ao mestre Gonzagão, e apresentarão composições próprias.


Incentivo aos novos talentos

Além de percorrer os maiores centros culturais e museus de vários países e do Brasil, o Projeto Música no Museu também conta com um programa de incentivo aos novos talentos da música de boa qualidade brasileira. Destinado para jovens instrumentistas, com até 28 anos de idade - completados até 31 de dezembro de 2011-, o Projeto apresenta o Concurso Jovens Músicos, que premiará três jovens intérpretes com prêmios em dinheiro nos valores de R$ 3 mil; R$ 2 mil e R$ 1 mil. Além dessa premiação, o vencedor conta ainda com uma bolsa de estudos para Mestrado (dois anos) no valor aproximado de US$ 40 mil - quarenta mil dólares, correspondentes ao custo do curso -, ou para Doutorado (três anos) no valor total aproximado de U$ 105 mil - cento e cinco mil dólares-, também correspondentes ao custo do curso na School of Music da James Madison University, na Virgínia, Estados Unidos. Os jovens finalistas ainda participarão das apresentações do Projeto Música no Museu e gravarão um programa na Rádio MEC. Os interessados podem fazer suas inscrições, até o dia 05 de agosto, no site www.musicanomuseu.com.br.

Serviço:


Música no Museu - Entrada franca


Aracaju

Dia 11 de abril- 20h30m

Teatro Tobias Barreto


Laranjeiras

Dia 12 de abril- 19hs

Igreja Matriz


São Cristóvao

Dia 13 de abril- 19hs

Museu Histórico de Sergipe.


Fonte: Museu Histórico de Sergipe

SEIDES CAPACITA TÉCNICOS DO BOLSA FAMILIA





Representantes das secretarias da Saúde, Educação e Inclusão e do Desenvolvimento Social participaram na manhã de ontem, 11, da Capacitação Intersetorial para a Operacionalização dos Sistemas na Gestão das Condicionalidades do Bolsa Família. Promovido pela Secretaria Estadual da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), o evento tem como objetivo promover a capacitação e integração dos operadores dos sistemas do Programa Bolsa Família dos três setores, Inclusão, Saúde e Educação. Entre os convidados o consultor do Ministério da Saúde e técnico do setor de informática da Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição, Luciano Freire e a representante do Ministério da Educação e consultora do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), Conceição Zotta, que fez questão de ressaltar a importância do trabalho em conjunto. “Quando executamos algo em parceria, nós conseguimos fazer com que o nosso trabalho tenha concretude, juntos o trabalho do PBF tem eficácia” disse. Para a secretária da Inclusão, Eliane Aquino, a capacitação é a prova de um novo patamar que se abre na política brasileira. “A política intersetorial exclui a individualidade e põe em prática o trabalho em conjunto, eximindo a culpa ou obrigação de apenas um setor. Todos juntos tem o compromisso de executar e auxiliar no desenvolvimento dos municípios sergipanos” completa.


São Cristóvão

O município de São Cristóvão tem cerca de 13 mil famílias assistidas pelo PBF. Segundo a coordenadora do Bolsa Família, Elaine Cristina Vieira, a política de integração entre os setores já vem sendo trabalhada no município. “Nós sempre estamos em contato uns com os outros, quer seja através de reuniões, telefone ou mesmo via internet. Todas as dúvidas, informações ou esclarecimentos são compartilhadas entre nós, assim mantemos não somente a integração, mas também garantimos o desenvolvimento do município” explica.


Presenças

Participaram do evento o secretário de Estado do Trabalho, Marcelo Freitas; da Saúde, Antônio Carlos Guimarães; a secretária adjunta da Seides, Maria Luci Silva; a presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, Aída Almeida; e o presidente do Colegiado Estadual de Secretários Municipais de Assistência Social (Coegemas/SE), Adelvan Macedo, o Secretário da Saúde de São Cristóvão, Edemilson Brito, Roseane Lima, representande do PBF da Saúde municipal, Luzineide de Jesus, representande do secretário da Educacão de São Cristóvão e Weverton dos Santos, representante dop PBF da secretaria da educação de São Cristóvão. A banda de percussão do ProJovem Adolescente do município de Macambira executou o hino nacional brasileiro na abertura do encontro.


Texto e foto: Grazziele Santos

A DESO E AS OBRAS EM SÃO CRISTÓVÃO.

O trabalho que a DESO vem desenvolvendo na cidade histórica de São Cristóvão visando melhorar os serviços de esgotamento sanitário do município, tem importância fundamental na melhoria da saúde dos munícipes. O que se questiona é a total falta de planejamento quanto a interdição de quadras inteiras, inviabilizando a circulação de veículos. Embora autoridades municipais tenham se manifestado, solicitando um organograma para as ações da DESO, não têm obtido resposta e o não planejamento das obras tem deixado a população revoltada. O prefeito Alex Rocha, tomando conhecimento do desabafo do prefeito Fábio Henrique, de N. S. do Socorro, alerta as autoridades do estado que, em São Cristóvão a situação é ainda mais caótica. ASCOM

11 abril 2011

PREFEITO ALEX ROCHA PARTICIPA DO I FORUM DE PREFEITOS DE SERGIPE

Realizado no município da Barra dos Coqueiros, localizado na região da grande Aracaju, o I Fórum de Prefeitos dos 75 municípios sergipanos aconteceu na última sexta-feira, 08, intitulado “Em Defesa do Municipalismo”, onde estiveram reunidos com o Governador do Estado, Marcelo Déda, senadores, deputados federais e estaduais, além de vereadores e secretários estaduais e municipais, para pleitear a implantação, por parte do Governo, de políticas de infraestrutura, social e ambiental. Presente ao evento, o prefeito do município de São Cristóvão, Alex Rocha, em companhia do vice-prefeito Cláudio Sanclau, avaliou positiva a oportunidade de apresentar a realidade do município ao governador do estado, no sentido de trazer para a cidade histórica, serviços que atendam às reivindicações da população. “Por meio deste encontro, tivemos a oportunidade de estarmos reunidos com o Secretário de Estado da Infraestrutura, Valmor Barbosa, o qual informou-nos de que os recursos destinados à reconstrução da Bica dos Pintos, ponto turístico de São Cristóvão, foram liberados e que cabe à empresa vencedora da licitação entregar a obra”, disse. O governador do estado pontuou as obras que têm sido realizadas, ou mesmo, que estão sendo planejadas para os municípios e, além dos quilômetros de estradas que pretende construir, oferecendo recuperação, ampliação, duplicação e rotas de fuga, também citou a reforma da Bica dos Pintos, o que atende às solicitações do prefeito Alex Rocha. Durante o evento, o prefeito Alex Rocha esteve com o senador Eduardo Amorim, cuja emenda para construção do Hospital do Câncer em Sergipe tem sido apoiada pela Prefeitura Municipal de São Cristóvão. O prefeito Alex Rocha tem se empenhado pelo povo de São Cristóvão, mantendo um bom relacionamento com o Governo do Estado, levantando as questões priorizadas pela população desta cidade, atraindo políticas públicas que contam com a contra-partida do município, a exemplo da estrada de Rita Cacete, pavimentada, o que mostra que a atual administração trabalha por “Uma Cidade Melhor”.
Texto e fotos: Yara Santos

CAPS VALTER CORREIA VAI COMEMORAR DIA DAS MÃES COM CONFRATERNIZAÇÃO

A Secretaria Municipal da Saúde, através do Centro de Atenção Psicossocial Valter Correia, realizará uma programação festiva em comemoração ao Dia das Mães, com uma grande confraternização, que ocorrerá no dia 06 de Maio, reunindo usuários, familiares, funcionários e toda a comunidade sancristovense. A programação apresentará uma série de opções, promovendo bastante diversão através da música, dinâmicas, que presenteará os participantes com brindes doados por funcionários do CAPS e dos demais órgãos municipais. O Coordenador do CAPS, Marcos Aurélio Marques, informou que a confraternização será aberta a toda a comunidade para que possamos interagir ainda mais, quebrando preconceitos e nos aproximando. O evento deve acontecer à tarde, a partir das 13h. “A agenda para os próximos dias engloba passeios e atividades que beneficiem os usuários”, disse. Oficineira de artes e reciclagem, Maria José dos Santos está empolgada com a realização da confraternização, pois servirá também para comemorar o dia dos aniversariantes do mês juntamente com o dia das mães. Segundo Maria José, através de sua oficina, os usuários deram início à produção de chapéus e toda a produção artesanal em tecidos, jornais e revistas, porém nem todas as etapas da confecção podem ser realizadas no CAPS por falta de equipamentos. “Em breve, será realizada a compra de uma máquina de costura, para aumentar a qualidade da produção, de maneira que sejam promovidos um número maior de bazares e feirinhas”, explicou. O 18 de Maio é o Dia Antimanicomial no país, quando a equipe do CAPS deve realizar manifestação pelo fim dos manicômios e a quebra do preconceito ao portador de transtornos mentais.


Texto: Yara Santos

08 abril 2011

SECRETÁRIA REÚNE COLABORADORES E DISCUTE AÇÕES

A secretária da Inclusão e do Desenvolvimento Social, Carolina Pereira, reuniu nesta manhã, 08, coordenadores e diretores de todos os núcleos ligados à Secretaria da Inclusão para juntos discutirem ações que serão desenvolvidas durante a semana santa no município, que ocorre entre os dias 18 e 20 desse mês.
De acordo com a secretária o objetivo da reunião, além de promover a integração da equipe, é compartilhar as ideias, para que todos possam participar do planejamento das atividades executadas pela secretaria.
Na pauta de hoje a distribuição de peixe e ovos de páscoa foram os temas tratados. Cerca de 3 mil quilos de peixe serão distribuídos em mais de 20 localidades do município.
“Todos os anos nós fazemos a distribuição do alimento que é bastante esperado pela população carente de São Cristóvão. No ano passado a distribuição foi feita em 15 locais, entre bairros e povoados, este ano nós ampliaremos para 20 e esperamos com isso atingir um número maior de beneficiados” conclui.
Além da distribuição do alimento, a secretaria contemplará as crianças e jovens participantes dos programas a exemplo do Projovem e Peti. “Todos os programas desenvolverão atividades voltadas a importância da comemoração da páscoa e da semana santa durante o mês de abril” falou a secretária.
A distribuição de peixe acontecerá nos dias 19 e 20 de abril, em horários e locais que serão informados pela secretaria através de carro de som.

Texto e foto: Grazziele Santos

SÃO CRISTÓVÃO PARTICIPA DE SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE GESTÃO INTEGRADA

Nos próximos dias 11, 12 e 13 de abril, a cidade de São Cristóvão participará do I Seminário de Gestão Integrada de Riscos e Desastres realizado pelo Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria da Defesa Civil, o evento traz como tema “Uma nova perspectiva para a Defesa Civil Nacional”.

Representado pelo coordenador da Defesa Civil de São Cristóvão, Luciano Silva, o seminário abordará além, de temas como conservação e melhoramento de prédios localizados em áreas de risco, debates, discussões e trocas de experiências que irão enriquecer o curriculum dos participantes, proporcionando não somente o entendimento quanto ao assunto em pauta, mas também facilitando a execução dos serviços em casos de prevenção de desastres.

O principal intuito do seminário é fomentar a troca de experiências na área de prevenção, oferecendo oportunidade para a sociedade, órgão de defesa civil e entidades não-governamentais discutirem ações visando à construção de novas perspectivas relacionadas à redução de desastres.

Para Luciano o seminário servirá como um curso de capacitação, onde através de oficinas e palestras o participante poderá adquirir mais conhecimento auxiliando assim todo o serviço desenvolvido pela Comdec.

Na oportunidade, os participantes poderão conhecer experiências de diversos países que estruturaram seus sistemas de defesa civil com ênfase na prevenção. Estão confirmadas as presenças de especialistas da Holanda, Itália, México, Turquia, Colômbia, Noruega e do Banco Mundial.

“Durante o evento nós conheceremos as mais novas tecnologias utilizadas por diversos países, a exemplo dos Estados Unidos e da Venezuela. Nossa meta é absorver todo o conhecimento para colocarmos em prática assim que retornarmos” completa.

As experiências brasileiras na gestão de risco e desastre serão apresentadas em inúmeras conferências, oficinas e mesas redondas conduzidas por estudiosos e autoridades sobre o tema de varias regiões do País, especialmente por integrantes das Coordenadorias Estaduais de Defesa Civil (Cedecs).

O Seminário Internacional sobre Gestão Integrada de Riscos e Desastres – Uma nova perspectiva para a Defesa Civil Nacional é aberto à participação de representações da sociedade civil, universidades, órgãos de defesa civil dos estados e municípios, e do governo federal e acontece na cidade de Brasília nos dias 11, 12 e 13 desse mês.


Texto e foto: Grazziele Santos

DIA MUNDIAL DA SAÚDE BENEFICIA COMUNIDADE DO CANTINHO DO CÉU

No dia Mundial da Saúde, 07, a Secretaria Municipal da Saúde de São Cristóvão realizou uma grande mobilização no conjunto Cantinho do Céu, onde centenas de pessoas da comunidade foram beneficiadas com serviços da atenção básica, pediatria, clínico geral, imunização, endemias, ginecologia, nutrição, psicologia, saúde bucal, um belo lanche e muitas brincadeiras.
O atendimento foi realizado através do apoio da igreja católica e da igreja Pentecostal Arca da Aliança, acolhendo os profissionais dos órgãos da sede do município, dos postos de saúde do conjunto Eduardo Gomes e Rosa Elze, além dos CAPS João Bebe Água e Valter Correia, os quais disponibilizaram serviços que, anteriormente, só seriam possíveis nas unidades de saúde mais próximas daquela comunidade, ou seja, no Posto de Saúde do conjunto Luiz Alves. À ação estiveram presentes todos os coordenadores e alguns diretores de unidades de Saúde da Família.
Segundo o secretário da Saúde de São Cristóvão, Edemílson Brito, a comunidade foi escolhida, devido à carência de uma unidade no local, o que deve ser solucionado pela administração atual. “Quando a comunidade do Cantinho do Céu precisa se consultar, se desloca até o Luiz Alves, por isso, neste dia Mundial da Saúde, estamos disponibilizando os serviços de pediatria, clínico-geral, ginecologia, a equipe da Covisa, que traz através dos panfletos e orientações, a prevenção à dengue e à leishmaniose, além dos serviços de atenção dos CAPS”, detalhou o secretário.
Durante o dia de ontem, pressões arteriais e glicemias foram verificadas, exames de lâminas foram realizados, atividades psicopedagógicas foram desenvolvidas, vacinas foram regularizadas, preservativos foram distribuídos e a saúde bucal foi tratada com seriedade, sendo distribuído o kit, contendo escova e creme dental para adultos e crianças.
Ao conversar com o público presente, o secretário da Saúde explicou que o posto de saúde do conjunto Luiz Alves já foi transferido para um prédio em melhores condições e que algumas carências da saúde do município estão sendo solucionadas.
“Mudamos o Posto do conjunto Luiz Alves para um local melhor, onde haverá atendimento odontológico e pretendemos continuar trabalhando. A medicação da atenção básica já está chegando aos postos e caso as pessoas encontrem dificuldades, podem buscar a Farmácia Popular. As pessoas devem estar atentas e prevenir-se contra a dengue, que já evoluiu para o tipo quatro”, informou o secretário.
A população foi atendida pela clínico-geral e pediatra, Ana Cláudia Costa. Além do lanche, a animação ficou por conta da palhaça ‘Pitoca’, que já atua no conjunto Luiz Alves e somou-se à ação, prendendo a atenção das crianças e tornando a vacinação apenas um detalhe, sem medo e sem queixas.
O atendimento estendeu-se por todo o dia de ontem e foram atendidas centenas de pessoas, entre adultos, idosos e crianças com os mais variados históricos.
O idoso José dos Santos, 74, aproveitou a oportunidade para verificar a pressão, medir a glicemia e consultar-se com a clínica-geral. A jovem Catarina, 17, com o filho nos braços, aproveitou para verificar como anda a saúde de seu bebê e a própria, já que é uma mãe adolescente e o corpo ainda está se formando. Além deles, algumas pessoas regularizaram as vacinas que estavam pendentes.
“A mobilização é importante porque aproxima a Saúde do povo da comunidade e de toda cidade de São Cristóvão”, concluiu o secretário.

Texto e foto: Yara Santos

SSP DEFINE ENCAMINHAMENTOS PARA COMBATER CRIMES EM SÃO CRISTÓVÃO

O secretário de segurança pública, João Eloy de Menezes, recebeu na tarde desta quinta-feira, 7, o prefeito do município de São Cristóvão, Alex Rocha, e parlamentares da cidade. A comitiva esteve na sede da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) para discutir junto com os gestores da SSP estratégias para combater a incidência de crimes em São Cristóvão.
quinze dias a Polícia Militar de Sergipe já vem intensificando o trabalho preventivo na região com a realização da “Operação Saturação” dando apoio ao policiamento ordinário, utilizando as unidades especializadas, a exemplo da Companhia de Radiopatrulha e o Grupamento Especial Tático de Motocicletas (Getam).
“Por determinação do secretário João Eloy e do comandante Rezende, já estamos agindo na região com a utilização de nossas tropas especializadas paralelamente ao trabalho de investigação executado pela Polícia Civil. Estamos diagnosticando os locais de ação dos criminosos e os pontos de comercialização de drogas. As ações estão acontecendo diuturnamente tanto na sede como nos povoados”, explicou o comandante o policiamento da capital, coronel Enilson Aragão.
Aumento de efetivo das policiais Civil e Militar, realização de operações e intensificação do policiamento ostensivo nos povoados foram alguns dos pedidos feitos ao secretário João Eloy. “Confiamos no trabalho da SSP e estamos aqui para que a nossa cidade seja contemplada com um policiamento mais intensificado, evitando o crescimento da criminalidade”, destacou o prefeito da cidade, Alex Rocha.
Já com relação à Polícia Civil, Eloy ordenou ao coordenador das Delegacias da capital, delegado Fernando Melo, o aumento do efetivo local e a abertura das delegacias da cidade de São Cristóvão e do conjunto Eduardo Gomes durante os finais de semana. “Já designamos agentes para reforçar a equipe da cidade e durante os finais de semana, de forma alternada, as delegacias de São Cristóvão e do conjunto Eduardo Gomes funcionarão durante os finais de semana. Além disso, acontecerão ações em conjunto com a Polícia Militar com o intuito de coibir o crime e cumprir mandados de prisão”, explicou Fernando Melo.
A reunião contou com a presença da deputada Susana Azevedo, do comandante geral da Polícia Militar, coronel Aelson Resende, do coordenador de Polícia Civil da capital, Fernando Melo e do comandante do policiamento militar da capital, coronel Enilson Aragão.


Fonte: ASCOM/SSP

07 abril 2011

CMDCA PARTICIPA DO I ENCONTRO DOS CONSELHOS MUNICIPAIS DA GRANDE ARACAJU

O I Encontro de Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente da região da grande Aracaju foi realizado ontem, 06, no auditório da Sociedade Semear, localizado na capital, onde o município de São Cristóvão esteve presente, através da representação da Secretaria Municipal da Inclusão e do Desenvolvimento Social, além da presidência do CMDCA da cidade histórica.
Realizado pelo Conselho de Aracaju, o evento reuniu representantes dos municípios da Barra dos Coqueiros; Itaporanga D’Ajuda; Laranjeiras; Maruim; Nossa Senhora do Socorro; Riachuelo; Santo Amaro das Brotas e São Cristóvão, com o objetivo de construir um espaço de diálogo institucional, identificando problemas e soluções para o fortalecimento do órgão nos municípios, aprimorando a política de atendimento da Criança e do Adolescente.
Representando a Secretaria Municipal da Inclusão e do Desenvolvimento Social de São Cristóvão, a coordenadora do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Gílson Prado Barreto, situado no conjunto Eduardo Gomes, Slaine Dória Martins Lemos, compôs a mesa que abriu o evento, formada pelo secretário da Inclusão Social do município de Aracaju, João Bosco Rolemberg, por autoridades do judiciário e sociedade civil, além de convidados, responsáveis pelas palestras da programação. “Se nós, os gestores, não estivermos abertos às visões, não avançaremos na política destinada a criança e ao adolescente.
Por isso, a opção pela gestão democrática e a participação da comunidade tem sido uma idéia vitoriosa”,iniciou o secretário. Na plateia, a presidente do CMDCA de São Cristóvão, Vera Lúcia dos Santos, esteve atenta às exposições feitas pelos organizadores do evento e demais personalidades convidadas a contribuírem com a temática da criança e do adolescente, a exemplo do representante do CEDCA/SE, Danival Lima Falcão, o qual aproveitou a oportunidade para cobrar a atuação dos órgãos e qualificação dos representantes dos mesmos.
“É necessário que as redes discutam formas integradas de agir. Em todo o estado, são 87 conselhos consolidados e 21 anos de Estatuto da Criança e do Adolescente e ainda são encontradas dificuldades na aplicação”, pontuou.
Vera Lúcia, convidou-o a uma visita ao município de São Cristóvão, onde será realizada a troca de experiências e a abordagem específica da realidade da infância e adolescência do município, apresentando-lhe os mecanismos de atuação já existentes. “O evento proposto é muito proveitoso, pois nos permite abrir os horizontes e conhecer a realidade de municípios vizinhos, além de debater as práticas do CMDCA junto à infância e adolescência”, aprovou Vera Lúcia.
A representante do judiciário reconheceu a fala do CEDCA e assumiu que existem, de fato, carências e despreparo técnico dos membros, mediante a solução de alguns casos. Em contrapartida, a Dr.ª Miriam Tereza (NAIA/MPE), reforçou que a Escola do Conselho está sendo construída para capacitar os conselheiros.
“Políticas estruturantes precisam ser construídas, levando em conta o adolescente e a família, além da criação de um número maior de Creas e Cras. Também é necessário utilizar as ferramentas que já existem”, completou. Também presente, a conselheira de Direitos da Criança e do Adolescente do conjunto Eduardo Gomes, Cícera Pereira dos Santos, revelou ter se interessado na temática levantada durante as exposições, no tocante à criança portadora de deficiência física. No período da tarde, foram desenvolvidas dinâmicas, reunindo grupos multidisciplinares e de municípios diferentes, o que enriqueceu a proposta, aproveitada pelos conselheiros presentes.

Texto e Foto: Yara Santos

06 abril 2011

CREAS REALIZA MANHÃ DA HIGIENE BUCAL

Com o objetivo de esclarecer dúvidas e proporcionar mais conhecimento aos participantes do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI), que a Secretaria da Inclusão e do Desenvolvimento Social por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) realizou nesta manhã, 06, palestras sobre higienização bucal.
Atentos a tudo que era dito pela cirurgiã-dentista, Adriana Souza, os pequenos aprenderam como escovar corretamente os dentes e também sobre os cuidados com a boa alimentação, evitando doces e demais alimentos que tenham alto teor de açúcar. Adriana explica, que escovar os dentes diariamente, no mínimo três vezes ao dia, é muito importante, mas existem ainda outros cuidados que devem ser tomados, pois a grande maioria das doenças são contraídas pela boca.
A dentista também faz um alerta aos pais e explica que a escovação deve ser monitorada com atenção. “Muitos pais acham que crianças entre 03 e 05 anos de idade já tem autonomia para escovar os dentes sozinha, quando na verdade elas ainda sentem dificuldade e acabam por contrair doenças pela falta da escovação correta” explica.
Presente em tudo o que a pequena Clésia faz, Lourdes Cordeiro, mãe, faz questão de acompanhar todas as atividades da filha, controlando inclusive a alimentação e o excesso de doces. “Eu faço questão de acompanhar todo o processo de higienização bucal da minha filha, ensino a ela a passar o fio dental e antibacteriano. Na minha casa existe um dia da semana em que ela e os irmãos podem comer doces, no mais prefiro que eles evitem por causa das cáries” completa.
De acordo com a assistente social, Ana Luiza Meneses, aproximadamente 35 participantes, entre crianças e adolescentes foram contempladas no dia da higiene bucal, que teve início na tarde de ontem, 05. Além das palestras, as crianças ganharam um kit contendo pasta de dente e escova e aplicação de flúor.
“Nosso intuito é proporcionar a eles sempre o conhecimento bom, o conhecimento que possa ser propagado em toda a família. Muitas crianças que estão aqui nunca foram ao dentista, esse com certeza é a primeira vez de muitas que virão, pois eles estão aprendendo a se cuidar bem” disse.
Em sua segunda visita, as irmãs Ana Paula Bispo e Joana Dar’c, falaram que gostaram muito da palestra e tudo o que foi ensinado será praticado a partir de hoje. “Se antes eu não comia muito doce, agora é que eu não quero mesmo. Quero ter um sorriso bem bonito” falou a alegre Ana.

Texto e foto: Grazziele Santos