27 julho 2012

REINAUGURAÇÃO DA ESCOLA CLÁUDIO MEIRELES MOBILIZA COMUNIDADE DO POVOADO COLÔNIA MIRANDA

Na manhã desta sexta-feira, 27, a Prefeitura Municipal de São Cristóvão, através da Secretaria Municipal da Educação, reinaugurou a Escola de Educação Infantil Cláudio Meireles, localizada no Povoado Colônia Miranda, onde são atendidas 120 crianças com idades entre 3 e 6 anos.

A solenidade teve início com o descerramento da fita feito pelo prefeito municipal, Alex Rocha; em companhia da secretária da Educação, Daniela Melo e da familia do homenageado, o senhor Cláudio Meireles, que dá nome à unidade. Em seguida, o descerramento da placa de reinauguração e na sequência, a bênção feita pelo Padre Flávio Eduardo Silva, da Paroquia Menino Deus, em cada compartimento.

Com uma fala breve, o prefeito se pronunciou. “Essa é a primeira administração que realiza uma verdadeira reforma nesta escola, além da pintura, atendendo também à solicitação do pároco da comunidade que interveio pela obra junto à nossa gestão”, disse.

Professor há 30 anos, o professor José Lourival Izidórioé testemunha dessa melhoria. “não tem nem comparação da escola como está e como era antigamente, quando enchia de água e não tínhamos como trabalhar. Essa reforma levantou o astral e a autoestima da comunidade e dos pais das crianças”, falou o docente.

Fundada em 1966, com o nome do padroeiro da comunidade, posteriormente recebeu o nome do doador do terreno onde está localizada, sendo chamada EMEI Cláudio Meireles, com educação infantil até o 1º ano fundamental.

A administração atual realizou uma verdadeira reforma, onde a estrutura da escola foi contemplada com salas, banheiros com acessibilidade e áreas de lazer.

A diretora da unidade, Ângela dos Santos Silveira, satisfeita, informou como ficou a escola. “Foi construída mais uma sala de aula, num total de três; dois banheiros adaptados, totalizando
 cinco; sala para secretaria e direção, que nunca existiu; e uma área de ventilação, onde será feita a recreação das crianças”, disse.


A solenidade foi prestigiada pela primeira-dama, Carolina Pereira; secretária da educação, Daniela Melo; secretário Adjunto da Educação, Pablo Pereira de Carvalho; secretário de Assuntos Parlamentares, Horácio Souza Lima; Procuradoria Geral

 do Município; secretário do Grande Rosa Elze; presidente da Câmara de Vereadores, Paulinho do Correio, por funcionários da Inclusão, Informática, Educação, Planejamento e Orçamento,

Finanças, Saúde, Cultura, Agricultura, SMTT, Auditoria Fiscal, e a comunidade em geral.


Meireles – Cláudio Meireles de Oliveira nasceu em 8 de Julho de 1923 e faleceu em 30 de Maio de 1981. Foi policial civil e proprietário de uma fábrica de fogos. A familia do doador do terreno da escola se fez presente através de seus irmãos Maria Luísa Meireles de Oliveira; José Meireles de Oliveira Filho; Gervásio Meireles de Oliveira; pela cunhada Maria Correia Meireles, além de filhos, que se deslocaram de outros municípios para prestigiar a solenidade, tornando a conquista ainda mais especial.



Texto e Fotos: Yara Santos

25 julho 2012

CRIANÇAS DO CREAS CONHECEM MUSEUS DE SÃO CRISTÓVÃO


Na manhã desta quarta-feira, 25, cerca de 20 crianças assistidas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAIEF), conheceram junto com a equipe técnica alguns dos muitos patrimônios sancristovenses. Os locais escolhidos para visitação foram os museus de Arte Sacra e o Museu Histórico de Sergipe. A primeira parada foi o museu de arte sacra onde os pequenos puderam conhecer um pouco da história religiosa dos séculos XVII e do início do século XX.
Apesar da pouca idade, os pequenos ficaram maravilhados com tudo o que viam e ouviam sobre o museu. Para a educadora social, Mirella Monteiro, a ação que faz parte do planejamento de atividades desenvolvidas pelo Centro de Referencia e de Assistência Social (Creas) tem por intuito motivar a prática da cultura local.
“Nosso papel é proteger os pequenos, mas também incentivá-los a conhecer nossa cultura. Essa é a primeira vez que as crianças visitam pontos turísticos em nossa cidade e apesar de morarem aqui, essa é uma oportunidade única para muitos deles” disse a educadora.
Após a visita ao Museu de Arte Sacra os pequenos seguiram para o MHS, no trajeto puderam observar o lindíssimo conjunto arquitetônico que inclui a Praça São Francisco, reconhecida como Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Chegando ao Museu o grupo foi dividido em dois. Guiados pelas estagiárias, as crianças conheceram as instalações, incluindo o pátio dos canhões e a exposição de moedas e cédulas do Brasil. Ao final da visita os pequenos saborearam um delicioso lanche servido na unidade.



Texto e foto: Grazziele Santos

JUVENIL DA DRAGÃO 10 ENFRENTA CONFIANÇA NO BATISTÃO

No próximo sábado, 28, a Coordenação de Esportes da Liga Desportiva de São Cristóvão levará as crianças e adolescentes que participam da Escolinha de Futebol Dragão 10, para o 1º jogo contra o Confiança, da categoria Sub-17.

O jogo Juvenil Dragão 10 x Juvenil Confiança será realizado no Estádio Batistão, localizado na capital, a partir das 14h. O coordenador de Esportes, Robson Santos, informou que todas as crianças irão uniformizadas e durante os intervalos haverá uma partida entre os mirins da Escolinha Dragão 10, numa espécie de apresentação.

“Os mirins acompanharão os juvenis na entrada do campo, levaremos bolas de assopro coloridas e fogos de artifício para abrilhantar o jogo”, informou o coordenador.

 
A equipe da dragão 10 contará com os destaques: Matheus; Juninho; Capela;Willams; e o goleiro, Thiago, que também participaram da 1ª Copa de Futebol de Base do município de Arauá, onde se consagraram campeões, com 8 pontos, além de serem eleitos pela organização como os mais disciplinados e o melhor time da competição.

No dia 4 de Agosto, haverá o enfrentamento da categoria Infantil da Escolinha Dragão 10 X Infantil do Confiança, também no Batistão, a partir das 14h, lembrando que haverá bilheteria.


Texto e Fotos: Yara Santos





24 julho 2012

TRANSBORDO DO LIXO

No último dia 19, em reunião realizada no Fórum Desembargador Gílson Góes, localizado no município de São Cristóvão, onde estiveram presentes o juiz da Comarca, Manoel Costa Neto; o prefeito municipal, Alex Rocha; o procurador do município, Bruno Rocha; a secretária da Infraestrutura, Poliana Raimundo Santos; e o promotor, Fábio Pinheiro, foi assumido o compromisso de tratar do transbordo do lixo, coleta e encaminhamento para o aterro sanitário do município de Rosário do Catete. Ficou decidido que serão retiradas as familias do lixão, em parceria com a Secretaria de Inclusão Social do município, Conselho Tutelar e Promotoria; realizado o isolamento total da área e um trabalho de recuperação do local onde estava a lixeira. No dia 18, ficou decidido em reunião realizada na Justiça Federal, que os municípios de São Cristóvão, Nossa Senhora do Socorro, Barra dos Coqueiros e Aracaju farão o transbordo do lixo. Participaram da reunião o secretario de Estado do Meio Ambiente; a equipe técnica do Estado e prefeitos dos municípios relacionados; procuradores dos municípios; e secretários de Infraestrutura e Meio Ambiente. A Prefeitura Municipal de São Cristóvão e de Nossa Senhora do Socorro assumiram a responsabilidade de realizar o transbordo do lixo no prazo de 45 dias.
ASCOM PMSC

23 julho 2012

CONVITE

A Prefeitura Municipal de São Cristóvão, através da Secretaria Municipal da Educação, na próxima sexta-feira, 27, realizará a inauguração da Escola Municipal de Ensino Infantil Cláudio Meireles, localizada no Povoado Colônia Miranda, onde beneficiará cerca de 150 crianças daquela comunidade. A solenidade terá início às 10h e todos estão convidados a participar da entrega deste prédio, símbolo do trabalho da atual administração.

20 julho 2012

MOTOTÁXI: SMTT DE SÃO CRISTÓVÃO ANUNCIA LICITAÇÃO PARA 21 PONTOS

No dia 06 de Agosto, o município de São Cristóvão, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito – SMTT, realizará a licitação de mais 21 pontos para serviço de transporte de passageiros em mototaxis, baseada na Lei 007/2008, criada em 31 de Março de 2008, e na aprovação desta, de nº 12 009/2008, feita pelo Ministério Público.

O solicitante precisa ser maior de 21 anos; portar por mais de 2 anos a Carteira Nacional de Habilitação – CNH, Categoria A;ser proprietário de um veiculo com no máximo 5 anos de mercado; Documento de compra e venda do veículo; apresentar R.G., CPF e Título de Eleitor lotado no município; Renumeração do veículo feita pelo DETRAN, lembrando que só o titular poderá exercer o serviço de mototaxi.

Segundo o superintendente da SMTT de São Cristóvão, José Carlos Santos, após a criação e devida aprovação, a primeira licitação foi realizada em 05 de Março de 2010, com edital feito pela Procuradoria Geral de São Cristóvão em parceria com a SMTT, concedendo pontos por 3 anos. “Dos 48 pontos disponibilizados em licitação, foram ocupados 26. Assim sendo, foi realizada nova licitação em 20 de setembro de 2011, disponibilizando 28 pontos, dos quais foram ocupados 7, de maneira que os 21 restantes serão licitados no próximo dia 06 de Agosto”, disse o superintendente.


Texto: Yara Santos



19 julho 2012

ADOLESCENTES DO PROJOVEM SÃO SELECIONADOS PARA INTEGRAR PROJETO BARCOS DO BRASIL


Como forma de comemorar mais uma conquista dos alunos que integram o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Adolescentes e Jovens (Projovem Adolescente), a coordenação junto com os demais colegas prepararam na tarde de ontem, 18, uma festa de despedida para os três jovens selecionados para estudar no estado de Santa Catarina através do projeto Barcos do Brasil.
Promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o projeto Barcos do Brasil visa à preservação e a valorização das embarcações tradicionais brasileiras. O Brasil tem uma das maiores diversidade de embarcações do planeta. São 200 tipos diferentes de jangadas, canoas e barcos, construídos com técnicas antigas de várias origens, acumuladas ao longo do tempo e trazidas ao país pelos povos que aqui se estabeleceram para formar a população brasileira.
Segundo a responsável pelo projeto em Sergipe, Kleckstane Farias este importante segmento, ainda pouco conhecido, é um dos mais ameaçados do nosso patrimônio cultural. Para preservá-lo, o governo criou há quatro anos o projeto Barcos do Brasil, que reúne oito ministérios e tem o apoio da Unesco.
“Em Sergipe identificamos dois locais que ainda fabricam e utilizam barcos bem peculiares: São Cristóvão e Brejo Grande. Diante desse fato decidimos então inscrever alguns alunos do Projovem e demais interessados a vaga. Tivemos sorte e São Cristóvão conquistou três das cinco vagas destinadas ao estado” falou.
O critério de seleção foi rigoroso, cada localidade teria direito apenas uma vaga sendo que os interessados deveriam enviar seus currículos para serem avaliados e neste deveriam comprovar aptidão e algum manejo com a fabricação de barcos ou mesmo marcenaria.
“Nós desenvolvemos muitas oficinas, entre elas a de carpintaria, acredito que a execução da oficina associada ao empenho de cada aluno resultou nesse excelente resultado. Hoje eles estão mostrando não somente ao nosso município, mas para todo o país o quanto rentável e interessante é participar do Projovem” falou a coordenadora Alexandra Nascimento.
Inspirado em alguns familiares que desenvolvem a atividade pesqueira, o  jovem Ubiratan Costa não vê a hora de viajar e começar os estudos . Para ele a oportunidade de viajar para fora do estado é a chance de mudar sua história de vida e mostrar para todos que ele é capaz. “Vou me dedicar muito aos estudos e quando eu voltar para São Cristóvão tenho certeza que tudo será bem diferente” falou.
Emocionado com a mudança que está ocorrendo na vida do seu filho, José Anísio, disse que sempre sonhou vê o filho estudando e seguindo uma carreira, mas nunca pensou que ele teria uma chance como está. “Eu trabalho fabricando barcos e desde pequeno meus filhos me viam pescar para sobreviver, nunca imaginei que minha simples profissão pudesse influenciar o talento do meu filho, estou hoje mais que orgulhoso, estou realizado” completou.
Os jovens seguem amanhã para o estado de Santa Catarina, onde durante o período de três meses aprenderão técnicas de fabricação, manuseio e preservação de barcos, jangadas e canoas que simbolizam nosso patrimônio. As aulas serão ministradas no Museu Nacional do Mar, localizado em São Francisco do Sul (SC).




Texto e foto: Grazziele Santos

17 julho 2012

CREAS PROMOVE GRUPO DE FAMÍLIA


Contribuir para o fortalecimento dos laços familiares. É com esse objetivo que a Secretaria Municipal da Inclusão e do Desenvolvimento Social, por meio do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) promove mensalmente o grupo de família, onde dezenas de mães e pais trocam experiências e aprendem a lidar com as dificuldades familiares do dia-a-dia.
Reunidos sempre na primeira quinta-feira do mês, o grupo orientado pela assistente social, Gilzanira Bastos e pela psicóloga, Ingrid Mary recebe além do apoio psicossocial, dicas de como manter sua família unida, bem como participam de palestras e discutem temas sugeridos pelos próprios participantes.
De acordo com assistente social, Gilzanira Bastos, o grupo de família não se limita a um espaço de convivência e troca de experiência, mas sim um lugar de educação, e principalmente de crescimento individual.  “Aqui mães e pais esquecem um pouco as turbulências vivenciadas e passam a cuidar um pouco de si, se olham e passam a enfrentar o mundo de outra forma” explica.  
Como forma de facilitar a comunicação entre os participantes, as técnicas optaram em formar um grande círculo.  Motivadas a expor suas angústias, sonhos e metas o primeiro encontro, que inicialmente seria marcado pela timidez aos poucos deu lugar a emoção.  Para a mãe M.S.R  colocar para fora o que sentia fez com que ela tirasse um peso da consciência. “Não sou de muita conversa, nem mesmo em casa, aqui estou tendo a oportunidade de falar o que sinto sem ter que escutar uma possível reprovação” desabafou.
De acordo com a coordenadora do Creas, Ana Angélica Costa, o grupo formado pelas mães e responsáveis dos assistidos tem como intuito também resgatar a auto estima desses pais, que por algum motivo se sentem desmotivados não somente em viver, mas em cuidar de si enquanto mulher e homem. “A ideia é fazer com que os pais montem o cronograma de atividades junto conosco, são eles que dizem os temas que querem abordar. Aqui nossa função é orientar e ajudar da melhor forma” explica.
Entre os temas sugeridos, beleza e espiritualidade foram os mais apontados. O grupo retorna na primeira semana de agosto.

Texto: Grazziele Santos

SAÚDE: SEMANA DO DIABÉTICO É ABERTA COM SUCESSO DE PÚBLICO

Na manhã desta terça-feira, 17, a Secretaria Municipal da Saúde de São Cristóvão realizou a primeira atividade voltada para a Semana do Diabético, contemplando a comunidade da Região do Grande Rosa Elze, na Unidade de Saúde da Família Figuerôa, localizada no Conjunto Eduardo Gomes.

Profissionais da Enfermagem, Médicos, a Coordenadora Municipal do Programa Saúde da Mulher, a enfermeira Michelle Sally; e a nutricionista, Renata Tenório, além de agentes de Saúde e auxiliares atenderam mais centenas de pessoas de diversas idades, que aproveitaram para aferir glicemia, pressão, peso e assistir à palestra sobre o Diabetes.

Em jejum, os presentes, muitos já diabéticos tomaram um lanche matinal equilibrado para manter as energias e assistiram à apresentação da nutricionista, com quem esclareceram bastante dúvidas.

“O diabetes não tem cura, mas pode ser controlado. A doença trata-se da alta taxa de açúcar no sangue, uma deficiência na produção de insulina, responsável por levar o açúcar presente na corrente sanguinea para dentro da célula, como se fosse um caminhãozinho e por algum problema no pâncreas, o açúcar passa a se acumular não sangue,tornando a pessoa diabética”, explicou a nutricionista.

Durante a sua palestra, Tenório classificou três tipos de diabetes, sendo o 1, em jovens; o 2, após os 40 anos; e o gestacional, desenvolvido durante a gravidez, o qual poderá ou não continuar. Segundo a sua explicação, quem tem o açúcar elevado tem muita fome, muita sede, ganha ou perde peso rapidamente,urina bastante e tem problemas de circulação. “Para se obetr o resultado sobre o diabetes, é indicado o exame médico e não a degustação da urina, como algumas pessoas chegam a pensar”, disse.

A doença não tem cura, mas tem controle, porém os fatores de risco como a herança genética, o execesso de peso, a vida sedentaria e a idade acima dos 40, pedem mais atenção, por isso são indicados os exames periódicos.

Independente de ser diabético, a dieta do ser humano deve ser composta de refeições a cada 3 horas, boa mastigação e cuidado com os alimentos que viram açúcar no organismo. A nutricionista chamou a atenção para o azeite, que é saudável, mas se frito torna-se gordura ruim. “Os diabéticos devem comer comidas diets ou de 0 de açúcar sendo o adoçante mais recomendado aquele feito de uma planta chamada stevia”, esclareceu a profissional.

Em suas dicas, recomendou o cuscuz de arroz, mas se houver um controle da glicemia e uma predileção ao de milho, prepará-lo com aveia na massa, pois este componente impedirá a absorção de açúcar e lipídios pelo organismo. Restringiu a uva, manga e o abacaxi, além da batata e beterraba, que são compostas por bastante açúcar.

Seu Ataíde Santos, no auge de seus 76 anos, pai de 13 filhos, viúvo e já casou de novo, tem em sua nova companheira, dona Maria Augusta do Nascimento Santos, 61 anos, a sua fiscal, alguém que busca fazê-lo seguir a dieta recomendada pelo médico, desde que descobriu-se diabético há 6 anos. “Ela é a minha fofinha e sabe até quantas bananas em como, pois eu gosto bastante de banana, mas a nutricionista disse que só devemos comer uma por vez. Gosto de ver a mesa farta, mas sigo a dieta e só como o que é recomendado”, disse Seu Ataíde numa verdadeira declaração de amor à esposa que chama-lhe a atenção quando sai da dieta.

A programação da Semana do diabético terá seguimento com a capacitação dos profissionais na próxima quinta-feira, 19, na mesma Unidade de Saúde, apartir das 10h.



Texto e Foto: Yara Santos

16 julho 2012

INAUGURAÇÃO: EMEI CLÁUDIO MEIRELES SERÁ ENTREGUE À COMUNIDADE

No próximo dia 26, a Prefeitura Municipal de São Cristóvão, através da Secretaria Municipal da Educação, realizará a inauguração da Escola Municipal de Ensino Infantil Cláudio Meireles, localizada no Povoado Colônia Miranda.

A solenidade terá início às 10h e todos estão convidados a participar da entrega deste prédio, que beneficiará cerca de 150 crianças daquela comunidade. O retorno das aulas está previsto para o dia 30 de Julho.

Ações - A atual administração realizou uma série de reformas, a exemplo do EMEF São Cristóvão, localizado na sede; EMEI Pedro Amado, na Colônia Pintos; EMEF Terezita Paiva, no Povoado Pedreiras; Creche Ezilde Serra Pinheiro, na Avenida Irineu Neri; EMEF Lourival Baptista; EMEI Adilma Lima; EMEF Gina Franco e a EMEF Lourival Fontes, localizada no Alto da Colina, a qual se encontra em obra.

Texto: Yara Santos

13 julho 2012

EDUCAÇÃO: EQUIPE DO MUNICÍPIO TOMA PROVIDÊNCIAS NO POVOADO ALDEIA

No último domingo, 08, parte do telhado da Escola Municipal Felisberto Paes de Andrade, localizada no Povoado Aldeia, em São Cristóvão, desabou. A secretária municipal da Educação, Daniela Melo, informou que na segunda-feira, 09, pela manhã, uma equipe já estava no local para as devidas providencias.

A gestora explicou que há mais de 15 anos a escola não passou por nenhum tipo de reforma, mas a atual administração assumiu a empreitada. “A atual administração está realizando pequenas reformas e ainda não havia chegado até o Povoado, mas o fato ocorreu enquanto os estudantes estão de férias e num dia de domingo, em que não havia ninguém lá, sendo que a equipe do município já se encontra no local”, informou a secretária.



Texto: Yara Santos

SAÚDE: SEMANA DO DIABÉTICO É REALIZADA NO GRANDE ROSA ELZE

Na próxima terça-feira, 17 de Julho, a Secretaria Municipal de Saúde de São Cristóvão, através da Coordenação da Nutrição, realizará uma série de atividades para comemorar a Semana do Diabético.

A ação será realizada na Clínica de Saúde da Família Figueroa, localizada no Conjunto Eduardo Gomes, onde serão ministradas palestras, aferidas pressão, glicemia, além da consulta com a nutricionista do município, Renata Tenório.

No dia 19, a programação da semana do diabético terá continuidade, quando será a vez dos profissionais: agentes de saúde, auxiliares de ambulatórios e de PSF passarem por uma qualificação, assistindo à equipe do Programa Saúde Vida, no referente às doenças sexualmente transmissíveis, doação de sangue e outros assuntos.

Toda a programação terá início às 7h da manhã e toda a comunidade do Grande Rosa Elze está convidada.

Texto: Yara Santos

12 julho 2012

CULTURA: SÃO CRISTÓVÃO TERÁ NOVA BIBLIOTECA

O município de São Cristóvão terá mais uma Biblioteca, “Livro Aberto”, um projeto da Biblioteca Nacional, que beneficiará a população do município, através dessa parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.



A Fundação Biblioteca Nacional – FBN, fundação pública vinculada ao Ministério da Cultura, entregou a Prefeitura Municipal de São Cristóvão, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, um acervo composto por um mínimo de 2000 exemplares, contemplando os seguintes gêneros: literatura; literatura Infantil; Obras de referência (enciclopédias, dicionários, guias, etc); Artes; Ciências Humanas, Biológicas, e exatas.

Além das obras literarias, a doação também contemplou o município com mobiliário, equipamentos e itens de ambiência: 1 computador; 1 impressora;1 nobreak; 1 TV 29”,2 circuladores de ar; 1 minisystem; 1 aparelho de DVD; 4 mesas redondas ; 16 cadeiras fixas; 1 mesa de trabalho; 1 cadeira giratória ajustável; 1 mesa de trabalho;1 cadeira giratória ajustável; 4 estantes em aço baixa colorida (6 prateleiras); 6 estantes em aço baixa colorida com rodízio (4 prateleiras); 3 puffs (amarelo,azul,vermelho); 2 quadros de aviso, sendo 1 no tamanho pequeno e 1 grande.

A atual gestão é marcada por uma série de ações culturais e educativas, que aglutinam um legado, cujo benefício é da própria população. “Brevemente, serão divulgados data e local da inauguração”, informou a secretária da Cultura e Turismo, Aglaé Fontes.

Toda a catalogação logística e metodológica das obras será feita pela equipe da Secretaria Municipal de Cultura.









Texto e Foto: Yara Santos

11 julho 2012

PREFEITO ASSINA ORDEM DE SERVIÇO PARA A CONSTRUÇÃO DO CEAC NO CONJUNTO EDUARDO GOMES

Na manhã desta quarta-feira, 11, o prefeito municipal de São Cristóvão, Alex Rocha, e a secretaria municipal do Planejamento, Rosilda Machado, assinaram a ordem de serviço para a construção do Centro de Atendimento ao Cidadão - CEAC, ao lado de onde está localizada a Sub-Prefeitura, no Conjunto Eduardo Gomes.

A solenidade foi prestigiada por secretários, funcionários e comunidade, que acompanharam a firmação do compromisso do prefeito Alex Rocha, para com a população que será beneficiada com a instalação e com o Planejamento, responsável pela ação.
A secretaria do Planejamento, Rosilda Machado, utilizou a sua fala para parabenizar a atual administração e citar as pessoas que trabalharam pela atual conquista. “Esse é um dos maiores presentes para a região do Eduardo Gomes. Agradecemos pelo empenho da administração e de toda a equipe do Planejamento”, disse.
Em companhia de todo o seu secretariado, o prefeito municipal se pronunciou e revelou a sua satisfação quanto à assinatura da ordem e sua administração. “Concluímos a nossa administração de cabeça erguida, certos de que, em meio às dificuldades, trabalhamos para proporcionar a melhoria na qualidade de vida do sancristovense e aproveitamos para anunciar mais uma obra que será realizada de recapeamento das ruas do Conjunto Eduardo Gomes, com recursos próprios”, disse Alex Rocha.

Antes de finalizar a solenidade, o prefeito anunciou que na próxima semana, será empossado o novo secretário Regional do Grande Rosa Elze.
Estiveram presentes o secretário municipal de Finanças, Lauro Rocha; secretário de Administração, Manoel Barros; secretária da Inclusão e Desenvolvimento Social, Carolina Pereira; secretário de Comunicação, Pedro Rocha; secretária de Infraestrutura, Polyana Raimundo; secretária da Educação, Daniela Melo; secretário da Saúde, Thiago Araújo; secretaria da Cultura e Turismo, Aglaé Fontes; secretario de articulação Política, Horácio Souza Lima; secretária de Planejamento e Orçamento, Rosilda Machado; a assessora do prefeito, Telma Pureza;secretaria da Procuradoria Municipal, Vera Lúcia; Procuradores do município; auditora fiscal, Dr.ª Joria Dias; funcionários; lideranças do Conjunto Eduardo Gomes, Rosa Elze; e comunidade.












 


 
Texto: Yara Santos
Fotos: Yara Santos e MB


PARCERIA: AMEG FORMA TERCEIRA TURMA DE INCLUSÃO DIGITAL

No próximo dia 13, a Associação de Moradores do Conjunto Eduardo Gomes - AMEG realizará a solenidade de formatura da terceira turma de Inclusão Digital, cuja instalação do Projeto conta com a parceria a Fundação Banco do Brasil e, também, da Prefeitura Municipal de São Cristóvão.
Serão formados nesta terceira turma 105 alunos, na faixa etária entre 12 e 100 anos, sendo que neste grupo o componente de maior idade tem 72 anos. O presidente da AMEG, Adaílton Teles, explicou que sua gestão é responsável pela instalação do projeto e conta com a coordenação de pessoas experientes. “Nosso projeto é coordenado pelo técnico em informática, Hidelbrando de Souza Júnior, popularmente conhecido como Júnior Byte, e a Fundação Banco do Brasil ofereceu duas bolsas para que dois profissionais fossem qualificados em Brasília e multipliquem a capacitação”, disse.
Ao total, já foram atendidas 380 pessoas. De segunda a sábado, nos períodos da manhã, tarde e noite, cada turma é composta por dez participantes. Além do aprendizado em Tecnologia da Informação, os inscritos também têm acompanhamento da pedagoga, Andreza de Santana Teles.
A solenidade de conclusão da terceira turma será às 19h, no Ginásio de Esportes do Conjunto Eduardo Gomes, no dia 13 de Julho.














Texto e Foto: Yara Santos

06 julho 2012

REFORMA DA EMEI CLÁUDIO MEIRELES SERÁ INAUGURADA


A Prefeitura Municipal de São Cristóvão, através da Secretaria Municipal da Educação, convida a todos a prestigiarem a inauguração da Escola Municipal de Ensino Infantil Cláudio Meireles, localizada no Povoado Colônia Miranda, no próximo dia 19.
A reforma teve início em 12 de Março e foi finalizada no início de Julho, realizada pela Secretaria Municipal da Educação, através de recursos do FUNDEB, num valor aproximado a R$ 150 mil.
A Escola funciona nos períodos da manhã e da tarde, com educação infantil e 1º ano, atendendo cerca de 150 crianças daquela comunidade. O retorno das aulas está previsto para o dia 30 de Julho.
A atual administração realizou uma série de reformas, a exemplo do EMEF São Cristóvão, localizado na sede; EMEI Pedro Amado, na Colônia Pintos; EMEF Terezita Paiva, no Povoado Pedreiras; Creche Ezilde Serra Pinheiro, na Avenida Irineu Neri; EMEF Lourival Baptista; EMEI Adilma Lima; EMEF Gina Franco e a EMEF Lourival Fontes, localizada no Alto da Colina, a qual se encontra em obra.

Texto: Yara Santos